Estudantes de projeto de extensão da UFPI lançam primeiro seriado piauiense

Uma família piauiense de classe média moradora da zona Leste de Teresina que na vivência cotidiana mostra situações diretamente ligadas à cultura do Estado, tudo recheado com muito humor. A resumida sinopse é do primeiro seriado piauiense, "Q Família é Essa?", que estreia nesta sexta-feira (11), na TV Assembleia.

O projeto, desenvolvido por artistas e produtores do Piauí, conta com a participação de alunos do grupo teatral e projeto de extensão da Universidade Federal do Piauí, ‘Os Federais'. "Por meio do projeto de extensão nós queremos formar atores qualificados para atender a demanda cultural do Piauí", ressalta a professora do curso de Letras Inglês da UFPI, Érica Fontes, que acumula as funções de atriz e diretora artística do seriado.

E foram justamente os ricos aspectos culturais do Piauí que permearam a criação do seriado. Segundo Érica, a intenção é mostrar, sob pontos de vista distintos, traduzidos nos diferentes personagens da série, a interpretação do mundo por meio do olhar piauiense.

"A maioria das produções do Piauí e de fora denigre o Estado, coloca sotaque carregado, imagens feias, mostra a pobreza. A gente quer mostrar o contrário, que Teresina e o Piauí, como um todo, são iguais a qualquer outra localidade do país", explica.

Além de Érica Fontes, integram o elenco Geraldo Rodrigues, Francisco Neto, Jesus Carvalho, Ianara Vanderley e Ivanildo Nunes e Écore Dilene. "Q Família é Essa?" tem direção geral de Nazareno Júnior e produção de Ivaldo Vanderley.

Lançamento

Nesta quinta-feira (10), às 20h, acontece o coquetel de lançamento do seriado no Palácio da Música. A estreia acontece na sexta, às 12h30, na TV Assembleia. O desenrolar da história da família pode ser acompanhado todas às sextas-feiras, no mesmo horário, com reprises aos sábados, às 14h30.

"Nessa primeira temporada, serão seis episódios. É uma oportunidade única para veicularmos a cultura e a ideologia piauiense em um programa humorístico na mídia televisiva. Almejamos que o seriado consiga uma projeção nacional", finaliza Érica.