Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza Conferência sobre as Multidimensionalidades do Envelhecimento
Início do conteúdo da página

UFPI realiza Conferência sobre as Multidimensionalidades do Envelhecimento

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Aconteceu na manhã desta terça-feira (01), a Conferência: A Multidimensionalidade da Gerontologia ministrada pela Prof.ª Dr.ª Célia Pereira Caldas, docente e pesquisadora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a palestra discutiu sobre os processos que atuam no processo de envelhecimento. O debate foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A Conferência foi ministrada pela Prof.ª Dr.ª Célia Pereira Caldas, docente e pesquisadora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Na ocasião, também estiveram presentes a Coordenadora do PPGEnf, Profª Drª Maria do Livramento Fortes Figueiredo, e a Vice-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Jesus Diocesano.

Segundo a Coordenadora do PPGEnf, a Conferência trata-se da aula inaugural da disciplina intitulada Multidimensionalidade do Envelhecimento. "Nós sempre realizamos uma conferência de abertura do período letivo e este ano programamos esta palestra sobre o envelhecimento e sua multidimensionalidade . É uma visão muito ampla baseada em pesquisas e estudos que a Professora Célia Pereira Caldas vem desenvolvendo ao longo de vinte anos e que só tem a acrescentar ao conhecimento já produzido pela nossa Universidade".

A Coordenadora do PPGEnf, Profª Drª Maria do Livramento Fortes Figueiredo

Para a Vice-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Jesus Diocesano, a palestra proporciona a reflexão sobre o envelhecimento e suas variadas dimensões. "É muito importante discutir o assunto e não deveria ser só para os estudantes, e sim para a comunidade em geral, pois aprendemos bastante", conta.

A Vice-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Jesus Diocesano

A Prof.ª Dr.ª Célia Pereira Caldas conta que a Multidimensionalidade do Envelhecimento foi o tema da sua pesquisa de pós-doutorado, concluído em 2005 na Suécia e publicado em 2008. "Trabalhei com o idoso em idade muito avançada, como ele vive e quais estratégias utilizam para conseguir sobreviver e se manter incluído socialmente. E graças a esse estudo comecei a investigar o que mantém uma pessoa viva e atuante, chegando à conclusão que, aqui no Brasil, é a religião e a família".

Segundo a Professora, a conferência foi baseada no referencial teórico de todos os seus estudos, mostrando o processo do envelhecimento como multidimensional. "E aqui no Brasil, quanto mais idoso, mais importante se torna a espiritualidade e a família na vida deles. Quando se realiza um estudo ou pesquisa, se tem uma responsabilidade social de devolver o que você estudou e descobriu para a sociedade, além da oportunidade de trasmitir conhecimento e aprender ao mesmo tempo", destaca.

A palestra tratou das diversas dimensões do envelhecimento

Dentro das pesquisas desenvolvidas pela palestrante estão o relacionamento familiar com idosos em estado de demência, sexualidade na terceira idade, entre outras temáticas. É interessante trabalhar com a inclusão dos idosos na sociedade e fazer as pessoas perceberem que um dia também irão envelhecer. As palestras nos ajudam a ter consciência e a refletir sobre como o processo de envelhecimento não é algo do outro e sim de cada um de nós", conclui.

Fim do conteúdo da página