Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor assina termo de cooperação com Governo do Estado
Início do conteúdo da página

Reitor assina termo de cooperação com Governo do Estado

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. Arimatéia Dantas Lopes participou na manhã desta segunda-feira (24), da assinatura do termo de cooperação com governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural.

A parceria tem como objetivo desenvolver ações de pesquisa, extensão e ensino de apoio ao desenvolvimento sustentável do Piauí com destaque para a promoção da aquicultura de base ecológica, produção de alevinos e pós-larvas de organismos aquáticos, tecnologias socioambientais em aquicultura, agroecologia, educação do campo, extensão rural, beneficiamento e estratégias de comercialização de pescado no Piauí no âmbito do programa Centro Tecnológico de Aquicultura Sustentável da Estação de Aquicultura do Campus de Parnaíba da UFPI.

Autoridades do governo e servidores da UFPI

O programa busca ainda, consolidar a vocação regional de produção de alevinos e pós-larvas de organismos aquáticos de apoio a extensão pesqueira, desenvolvimento de pesquisas e capacitação de estudantes, profissionais, pescadores, aquicultores e agricultores familiares em boas práticas de produção de aquicultura. Deste modo, tanto os acadêmicos e pesquisadores da UFPI como os pescadores e associações de piscicultores serão beneficiados com esse projeto.

Prof.Dr. Arimateia Dantas Lopes, Reitor da UFPI

O Reitor da UFPI, Prof.Dr. Arimateia Dantas Lopes, comentou sobre a importância da parceria para a Universidade e para o Piauí. "O campus de Parnaíba se destaca em ações de benefício a comunidade em todas as áreas. Essa parceria será de grande beneficio para a população daquela região; além da UFPI poder contribuir ainda mais para o desenvolvimento do nosso Estado", disse.

Governador do Estado, Welligton Dias

O governo hoje vê na atividade da piscicultura um grande potencial para desenvolver a economia. O Piauí é o 9º maior produtor de pesca do Brasil. O governador Wellington Dias afirmou que a formação do profissional é essencial para o desenvolvimento do Estado. "O laboratório de Parnaíba é fundamental para o Piauí, pois é necessário utilizar a tecnologia para ampliar a nossa produção", afirmou.

Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Francisco das Chagas Limma

De acordo com o Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Francisco das Chagas Limma, as tecnologias criadas pelos jovens acadêmicos contribuem significativamente para o potencial de crescimento do Estado. "Existe no Piauí uma cultura muito boa de cultivo de peixes e com o fortalecimento do curso de engenharia de pesca, os jovens vem apresentando um potencial biológico, passado por seus pais e uma grande adaptação as novas tecnologias, desenvolvendo atividades com apoio de pesquisadores. A parceria com o governo do Estado vai fazer com que a Universidade produza e o governo faça a distribuição, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural. A universidade desenvolve a tecnologia e o governo do Estado faz a entrega desses alevinos para os produtores de forma geral.

Também estiveram presentes no evento autoridades do governo, o Diretor do Campus Ministro Reis Velloso (Parnaíba) e professores da UFPI.

Confira mais fotos:

Fim do conteúdo da página