Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Revista PENSANDO garante classificação B1 no WebQualis da CAPES

Revista PENSANDO garante classificação B1 no WebQualis da CAPES

Em apenas cinco anos de existência, a PENSANDO - Revista de Filosofia, periódico eletrônico do Departamento do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Ética e Epistemologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), garantiu nova classificação no Qualis da CAPES - conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação.

A CAPES classifica os periódicos pelas áreas de avaliação, por meio de um processo anual de atualização. Os veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1 (o mais elevado); A2; B1; B2; B3; B4; B5; C (com peso zero). A revista PENSANDO está posicionada no Estrato B1, o que representa o reconhecimento do esforço editorial empreendido e o atendimento de vários critérios de qualidade acadêmica. Acima desse estrato, estão somente as revistas classificadas como tendo inserção internacional forte no contexto da área.

Segundo o corpo editorial, comandado pelo Editor-Chefe, Prof. Dr. Helder Buenos Aires de Carvalho, e pelo Editor Assistente, José Elielton de Sousa, a revista tem por objetivo ser um espaço de rigorosa discussão filosófica, aberta à participação de pesquisadores das mais diferentes regiões do país e do mundo, sem qualquer restrição de ordem temática e teórica.

"Essa nova qualificação representa o reconhecimento do valor acadêmico da revista na área da pós-graduação em Filosofia no Brasil, ou seja, que é uma revista que tem uma inserção nacional efetiva e de qualidade em nossa área de pesquisa no âmbito da pós-graduação stricto sensu. Isso resulta de um trabalho rigoroso de buscar a qualidade nos artigos publicados, através da participação de colaboradores qualificados para avaliação cega, ou seja, avaliadores que apreciam os trabalhos submetidos sem conhecimento do(s) autor(es). Além disso, buscamos evitar a endogenia nas publicações dos trabalhos e também garantir a regularidade da edição dos volumes e números de nossa revista", afirma o Editor-Chefe, Prof. Dr. Helder Buenos Aires de Carvalho.

Prof. Dr. Helder Buenos Aires de Carvalho, Editor-Chefe da Revista

A PENSANDO busca disponibilizar também a tradução de artigos filosóficos ligados às necessidades da graduação e pós-graduação em Filosofia no país, bem como a publicização de filósofos que não são contemplados editorialmente no Brasil, favorecendo a discussão sobre o ensino de Filosofia em seus diferentes graus de ensino, visando sua melhoria através da discussão crítica de alternativas acadêmicas relacionadas ao tema.

Com artigos em português, inglês, francês, espanhol e italiano, durante os cinco anos de publicação ininterrupta, de 2010 a 2014, a revista contabiliza 10 números semestrais e 5 volumes anuais. Nesse período, foram publicados 95 artigos, 3 resenhas/nota bibliográfica e 1 tradução, totalizando 99 trabalhos que envolveram 88 autores.

Do número total de autores, 81 são brasileiros e 7 estrangeiros; sendo 88 professores titulados e 11 estudantes de pós-graduação stricto sensu (doutorado). A revista teve uma média de 9,9 trabalhos por número, ou seja, uma média de quase 20 trabalhos por ano - destes sendo a média de 9,5 artigos por número e 19 artigos anuais. A revista é indexada pelo Sumarios.org, DOAJ, LatinIndex, IBICT SEER e ANPOF, DIADORIM, e-revist@s e MIAR.