Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Revista PENSANDO garante classificação B1 no WebQualis da CAPES
Início do conteúdo da página

Revista PENSANDO garante classificação B1 no WebQualis da CAPES

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Em apenas cinco anos de existência, a PENSANDO - Revista de Filosofia, periódico eletrônico do Departamento do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Ética e Epistemologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), garantiu nova classificação no Qualis da CAPES - conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação.

A CAPES classifica os periódicos pelas áreas de avaliação, por meio de um processo anual de atualização. Os veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1 (o mais elevado); A2; B1; B2; B3; B4; B5; C (com peso zero). A revista PENSANDO está posicionada no Estrato B1, o que representa o reconhecimento do esforço editorial empreendido e o atendimento de vários critérios de qualidade acadêmica. Acima desse estrato, estão somente as revistas classificadas como tendo inserção internacional forte no contexto da área.

Segundo o corpo editorial, comandado pelo Editor-Chefe, Prof. Dr. Helder Buenos Aires de Carvalho, e pelo Editor Assistente, José Elielton de Sousa, a revista tem por objetivo ser um espaço de rigorosa discussão filosófica, aberta à participação de pesquisadores das mais diferentes regiões do país e do mundo, sem qualquer restrição de ordem temática e teórica.

"Essa nova qualificação representa o reconhecimento do valor acadêmico da revista na área da pós-graduação em Filosofia no Brasil, ou seja, que é uma revista que tem uma inserção nacional efetiva e de qualidade em nossa área de pesquisa no âmbito da pós-graduação stricto sensu. Isso resulta de um trabalho rigoroso de buscar a qualidade nos artigos publicados, através da participação de colaboradores qualificados para avaliação cega, ou seja, avaliadores que apreciam os trabalhos submetidos sem conhecimento do(s) autor(es). Além disso, buscamos evitar a endogenia nas publicações dos trabalhos e também garantir a regularidade da edição dos volumes e números de nossa revista", afirma o Editor-Chefe, Prof. Dr. Helder Buenos Aires de Carvalho.

Prof. Dr. Helder Buenos Aires de Carvalho, Editor-Chefe da Revista

A PENSANDO busca disponibilizar também a tradução de artigos filosóficos ligados às necessidades da graduação e pós-graduação em Filosofia no país, bem como a publicização de filósofos que não são contemplados editorialmente no Brasil, favorecendo a discussão sobre o ensino de Filosofia em seus diferentes graus de ensino, visando sua melhoria através da discussão crítica de alternativas acadêmicas relacionadas ao tema.

Com artigos em português, inglês, francês, espanhol e italiano, durante os cinco anos de publicação ininterrupta, de 2010 a 2014, a revista contabiliza 10 números semestrais e 5 volumes anuais. Nesse período, foram publicados 95 artigos, 3 resenhas/nota bibliográfica e 1 tradução, totalizando 99 trabalhos que envolveram 88 autores.

Do número total de autores, 81 são brasileiros e 7 estrangeiros; sendo 88 professores titulados e 11 estudantes de pós-graduação stricto sensu (doutorado). A revista teve uma média de 9,9 trabalhos por número, ou seja, uma média de quase 20 trabalhos por ano - destes sendo a média de 9,5 artigos por número e 19 artigos anuais. A revista é indexada pelo Sumarios.org, DOAJ, LatinIndex, IBICT SEER e ANPOF, DIADORIM, e-revist@s e MIAR.

Fim do conteúdo da página