Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Encontro Nacional de Estudantes de Farmácia discute atuação do farmacêutico

Encontro Nacional de Estudantes de Farmácia discute atuação do farmacêutico

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) é sede do XXXVIII Encontro Nacional de Estudantes de Farmácia (ENEF), que ocorre entre os dias 25 de julho a 1 de agosto. Como parte da programação do evento, na manhã desta quarta-feira (29), foi realizada a mesa-redonda com o tema "Anseios sociais sobre a atuação do profissional farmacêutico", que discutiu a formação do estudante do curso de Farmácia.

Debate sobre formação farmacêutica

Fernanda Costa, assistente social e Conselheira Regional de Serviço Social, esteve presente na mesa para debater sobre a formação dos estudantes. "A formação do farmacêutico está muito voltada para a questão tecnicista, para essa questão específica das ciências farmacêuticas. Sendo que na própria diretriz curricular, um eixo que deveria ser tratado com grande importância, é o eixo de Ciências Humanas e Sociais e que vimos que no currículo de Farmácia nem sempre tem essas disciplinas", diz Fernanda. Ela ainda ressaltou a importância desse debate. "O evento, em geral, está discutindo a educação farmacêutica em si. É interessantíssimo, pois trata da importância de uma educação crítica e reflexiva para formação do farmacêutico", afirma.

Islan César, egresso do curso de Farmácia da UFPI, também participou do debate. Para ele, o evento é importante para direcionar a formação dos estudantes de Farmácia. "Na área farmacêutica, são poucos os profissionais que realmente se interessam e que procuram atuar de forma política no sentido de melhorar o sistema público de saúde", ressalta Islan.

Para o estudante da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Cássio Cazura, a mesa-redonda "Os anseios sociais sobre a atuação do profissional farmacêutico", da qual foi mediador, é importante, pois discute o lugar do farmacêutico na sociedade. "Será que o profissional farmacêutico está sendo formado para ser um profissional da saúde ou para ser um profissional do mercado, para vender? É muito difícil encontrar onde o farmacêutico se enquadra na questão da saúde. Geralmente ele acaba ficando em gerência, que não é uma atuação direta com saúde", comenta Cássio.

O ENEF agrega estudantes de todo o Brasil para discutir e elaborar proposições acerca das questões pertinentes aos estudantes de Farmácia. Para Francisco Cardoso, da comissão organizadora e aluno do 7º período do curso de Farmácia da UFPI, o evento também é importante pela mobilização de estudantes de todo país. "O ENEF está na sua 38ª edição e é a primeira vez que acontece no Piauí. Nesse ano, o evento trata das diretrizes curriculares nacionais do curso de Farmácia. Tanto a UFPI, como as universidades dos outros estados,  estão em processo de consolidação do seu currículo. É importante também pela mobilização de estudantes de todo país vindo para cá para tratar dessa temática, desse novo perfil do farmacêutico", finalizou.