Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor de Curso de Extensão da UFPI é selecionado para estudar na França

Professor de Curso de Extensão da UFPI é selecionado para estudar na França

Smael Lima, professor do Curso de Extensão de Francês da Universidade Federal do Piauí (UFPI), egresso do Curso de Português/Francês da Instituição, foi selecionado para o curso na Universidade de Cavilam em Vichy, na França. O curso é ofertado pelo governo francês por meio da embaixada francesa no Brasil. Smael Lima concorreu com 250 professores de francês de todo o Brasil e conquistou uma das 30 vagas disponibilizadas para a qualificação. Ele foi o único representante do Piauí. No nordeste, foram selecionados somente três candidatos, os outros dois são dos estados de Pernambuco e Paraíba.

Professor Smael Lima e colegas do curso na França

Para Smael Lima, ter sido selecionado representa a concretização do que aprendeu na graduação. "Poder experienciar na França as competências linguísticas que adquiri na UFPI é a prova de que temos um quadro de professores de francês competente", declarou.

O curso com duração de duas semanas, 168 h/a, teve como objetivos: adquirir competências chaves para o ensino de língua francesa; desenvolver habilidades orais e escritas; elaborar e compartilhar material pedagógico, métodos para o ensino da cultura francesa em sala de aula; e adquirir autonomia linguística.

Universidade de Cavilam em Vichy, na França

Segundo Smael Lima, a qualificação será importante para a melhoria da sua atuação como professor. "O curso contribui de uma forma bem complexa, pois compartilhar uma cultura diferente é algo de extrema importância, não só para o curso de extensão, como para os outros cursos que trabalharei em Teresina. Acredito ser um ganho para nós", finalizou.