Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto Mulheres Mil tem primeiras turmas formadas

Projeto Mulheres Mil tem primeiras turmas formadas

Coral composto pelas alunas do Curso de Produtor de Olerículas

Um realização da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), o Projeto Mulheres Mil teve na tarde desta quinta-feira (23), a solenidade de encerramento das primeiras turmas dos cursos de Confeiteiro e Produtor de Olerícolas. O Evento aconteceu no Auditório do Colégio Técnico de Teresina (CTT).

No decorrer do curso foram desenvolvidas além das aulas teóricas e práticas dos cursos, atividades de Orientação Pedagógica, Aconselhamento Psicológico, Assistência Estudantil/Serviço Social, aulas de Português, Matemática, Informática, atividades em campo, culturais e de lazer.

Diretor do CTT, Prof. José Bento

Durante o evento o Diretor do CTT, Prof. José Bento, falou da importância da execução do curso e parabenizou as alunas: "Como fazemos a educação é muito importante contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para a apropriação do conhecimento de todos. Gostaria de parabenizar a todos vocês e desejar a todas sucesso nas próximas empreitadas", disse.

O programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC), foi criado no segundo semestre de 2011, e teve inicio no Colégio Técnico da UFPI em 2012, apenas no campus de Tersina. Em 2014 o projeto chegou a marca de 28 municípios atendidos no estado do Piauí por meio dessa parceria UFPI/PRONATEC. O projeto Mulheres Mil veio a ser implementado dentro dessa parceria no ano de 2014 com o principal objetivo de de viabilizar o ingresso e a permanêcia com êxito da população feminina brasileira em situação de vulnerabilidade social nas instituições de educação profissional, visando sua inclusão educativa e sua promoção social e econômica.

Edinaldo Mousinho, Coordenador do PRONATEC

Edinaldo Mousinho, Coordenador do PRONATEC, falou sobre como se desenvolveu a consolidação do curso: "Já executávamos o PRONATEC desde 2012, mas esse programa nós ainda não tínhamos tido a oportunidade de participar. No ano de 2014 foi dada Essa oportunidade por entender que era um programa importante que estava sendo executado em todo o Brasil e que nós tínhamos realmente o público exigido pelo programa. Foi um esforço muito grande até pra entender como funcionava o Mulheres Mil e poder fazer um curso diferenciado, não simplesmente proporcionar a capacitação técnica para as alunas, mas também a formação básica e noções de sociedade e cidadania e que não sirva só pra geração de emprego e renda de vocês mulheres, mas para a melhoria das comunidades.", afirmou.

Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Prof.ª Dr.ª Socorro Leal

A Prof.ª Dr.ª Socorro Leal, Pró-Reitora de Ensino de Graduação, representou a Administração superior da UFPI: "É com muita satisfação e honra que represento a Administração superior da Universidade procurando fazer as vezes de uma mulher em mil e de mil mulheres em uma, como tão bem colocou o nome, o pensamento da turma. Vocês não imaginam a minha satisfação e alegria, mulher como vocês, conhecer um programa desse porte e que trabalha com o conhecimento prático", disse.

Coordenadora do Projeto Mulheres Mil, Prof.ª Rita Magalhães

"Mulheres mil, essa proposta é totalmente diferente dos outros cursos do PRONATEC, os outros já vem pronto, é esse curso aqui as pessoas se inscrevem lá e fazem. Este não, este programa nós fomos até a comunidade e perguntamos o que elas queriam estudar, pra a partir daquilo ir trabalhar, e trabalhar de preferencia na comunidade. Produzindo algo que pudesse render algum dinheiro pra ajudar no sustento da família", declarou a Coordenadora do Projeto Mulheres Mil, Prof.ª Rita Magalhães.

Doces preparados pelas alunas do curso de Confeiterio