Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes e os estudantes que representam o Brasil
O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, como membro da comitiva brasileira e, por meio de custeios do Ministério da Educação (MEC), integra a organização da 47ª Olimpíada Internacional de Química no Azerbaijão, Baku, filial da Universidade Estatal de Moscou. O evento vai até o dia 29 de julho.
A Olimpíada Internacional de Química (IChO) é uma competição onde estudantes de até 20 anos testam conhecimentos teóricos e práticos na área. Tem, ainda, o objetivo de promover contatos internacionais, além de estimular estudantes a trilhar por um caminho da solução independente e criativa de problemas em química.
Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes na solenidade de abertura
Olimpíada Internacional de Química (IChO)
Iniciada em 1968, na Checoslováqia, a International Chemistry Olympiad, IChO, reúne desde então, a cada ano, no mês de julho, aproximadamente 250 estudantes oriundos de 69 diferentes nações. Cada país pode competir com o máximo de 4 estudantes não-universitários, com idade inferior a 20 anos, que submetem a exames teóricos e práticos durante o período do evento (10 dias).
As provas aplicadas são elaboradas por um júri internacional formado por mentores (membros das delegações) e especialistas do país organizador. Ao final do evento, os mais destacados estudantes recebem prêmios que consistem em medalhas de ouro, prata e bronze.
Filial da Universidade Estatal de Moscou no Azerbaijão, Baku
Informações IChO.