Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor Moita Neto é nomeado professor Títular da UFPI

Professor Moita Neto é nomeado professor Títular da UFPI

Sessão de defesa de Memorial Acadêmico

O professor José Machado de Moita Neto, mestre, doutor e pós-doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e docente efetivo do Departamento de Química e dos Programas de Pós-Graduação em Química e Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí (UFPI), apresentou na tarde da última quinta-feira (25), a sessão de defesa de Memorial Acadêmico, como parte do processo de progressão funcional para o cargo de professor Titular. A defesa foi realizada no auditório do Curso de Química, no Centro de Ciências da Natureza (CCN).

Notável conhecedor das áreas de Química, Engenharia Civil, Filosofia, o professor Moita Neto, como é mais conhecido no meio acadêmico, iniciou sua trajetória na Instituição no ano de 1983, como discente em Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação em Química. Deste ano até a atualidade, Moita vem contribuindo e aproximando as teorias de Química com as demais formações acadêmicas que conquistou ao longo dos anos.

Durante a sessão de defesa, Moita Neto fez um traçado da carreira acadêmica desde o ano em que foi concursado em Engenharia Civil em 1978, passando pela graduação, até o ano de posse na UFPI. Moita também tratou das experiências com alunos de Iniciação Científica, e como acompanhou o crescimento dos Cursos que atuou como docente.

"Iniciei minha vida acadêmica sendo graduado em Química. Dois anos depois, fui fazer meu Mestrado na Unicamp. Retornei. Três anos depois, para o Doutorado na Unicamp. Lá, como eu terminei meu doutorado muito rápido, fiz logo o meu pós-doutorado, relembra. Depois, ao retornar, entre mestrado e doutorado, iniciei a atividade de orientação e iniciação científica. No Curso de Especialização em Química, orientei dois alunos. Começamos o Mestrado em Química. Fui docente de vários programas a partir de Estatísticas, no Ciência e Saúde, na Farmacologia e em outros Programas como o do Desenvolvimento e Meio Ambiente de Mestrado e Doutorado em Química, onde eu tenho orientandos em ambos os programas", relembra Moita.

Moita Neto teve uma de atuação muito ativa na gestão acadêmica da UFPI. "Fui Coordenador do Curso de Mestrado em Química, Coordenador de Pesquisa, Diretor Científico da FAPEPI. Atualmente estou no Conselho Editorial da EDUFPI e bolsista do CNPq".

Sessão de defesa de Memorial Acadêmico

A banca de avaliação foi presidida pelo Prof. Dr. Eloi Alves da Silva Filho, docente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); exerceram a função de titulares, Prof.ª Dr.ª Nágila Maria Pontes Silva Ricardo, docente da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Dr. Auro Atsushi Tanaka, docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Judith Pessoa de Andrade Feitosa, docente da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Para o presidente da banca, Prof. Dr. Eloi Alves, aumentar o número de professores titulares fortalece a própria universidade. "É uma referência para o desenvolvimento do ensino, pesquisa, e também outras atividades administrativas e institucionais. Então, é um beneficio para a Universidade de um modo geral", acrescentou.

O cargo de professor titular foi criado pelo Ministério da Educação, portaria nº 982 de 2013, e pode ser pleiteado por docentes que já passaram por todos os níveis da carreira de professor nas universidades públicas federais, onde o docente apresenta para uma banca examinadora um documento. "O memorial é um momento de reflexão da própria carreira, porque faz uma abordagem pessoal daquilo que foi o seu caminho acadêmico de pesquisa, extensão e gestão da universidade. É um momento de reflexão, onde você olha e interpreta sua trajetória", explica o professor Moita.

Contribuição para Formação Universitária

Prof. Dr. José Machado Moita Neto

Moita destaca algumas conquistas que acompanhou na formação de professores e pesquisadores. O mais interessante, é quando percebemos a trajetória que traçaram nosso ex-orientandos, a carreira que eles seguiram. A grande maioria dos que orientei na Iniciação Científica ou no Mestrado, todos eles já estão com o doutorado ou sendo professores do IFPI, da UESPI e da própria UFPI e até de outras instituições. Por exemplo, minha primeira orientanda de iniciação científica, passou três anos na iniciação científica comigo, e agora ela é uma professora bastante conceituada na Universidade Federal de Santa Catarina. Então, a formação de recursos humanos é um ponto forte para UFPI".

Resumo do currículo do professor Moita Neto

Técnico em Química (Colégio São Francisco de Sales, 1977). Licenciado em Ciências (UFPI, 1982). Engenheiro Civil (UFPI, 1989). Licenciado em Filosofia (UFPI, 2004). Mestre em Química na área de Físico-Química (UNICAMP, 1987). Doutor em Ciências (UNICAMP, 1994). Docente da Universidade Federal do Piauí. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq na área de Ciências Ambientais. Orientador de Mestrado/Doutorado em Química (UFPI) Orientador de Mestrado/Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPI). Avaliador do INEP/MEC (desde 2010) Experiência em EAD (Moodle) Elaborador de Itens ENADE (2014) Consultoria em Pesquisa (Estatística).

Mais informações aqui.