Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Exposição artística transforma ambiente do Centro de Tecnologia

Exposição artística transforma ambiente do Centro de Tecnologia

Instalação de cores

Estrutura com fios entre pilares, fotografias impressas em papel vegetal, cores fortes e origamis são elementos utilizados em uma exposição artística organizada pela Profa. Me. Ana Rosa Soares Negreiros Feitosa e por alunos da disciplina de Oficina Plástica do curso de Arquitetura do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para expressar a riqueza e a diversidade presentes nas obras arquitetônicas e urbanas de Teresina.

Segundo a professora Ana Rosa, durante o semestre os alunos realizaram observações arquitetônicas e urbanas, logo após desenvolveram subtemas construindo sequências fotográficas. "Após os registros, os alunos estudaram a melhor maneira de expor as fotografias, desenvolver composições de escalas diferentes, objetos em uma mesa, criações em grupos em espaço externo à sala de aula no próprio Centro de Tecnologia, criando relações entre seus conceitos e o espaço das exposições na universidade. Os alunos partiram também para espaços mais amplos, como por exemplo, o Centro de Teresina, com o objetivo de analisar e observar o espaço, e dependendo da atividade, realizar uma interferência no meio", explica.

Exposição fotográfica janelas centro de Teresina

No CT já foram expostos dois trabalhos, um fotográfico e uma instalação artística. "Nessas exposições foram utilizados multimeios para expor desde estrutura com fios entre pilares, como fotografias impressas em papel vegetal fixadas em janelas de sala de aula, onde a transparência dos papéis enfatizava a composição, os elementos arquitetônicos fotografados e contrastavam com o verde da paisagem possível de se ver pelas janelas. Algumas sequências foram expostas dentro dos cobogós, que são elementos vazados, uma das marcas dos blocos do CT. Foram realizadas também propostas mais conceituais como uma porta pintada de vermelho no meio do jardim, no qual o aluno Lucas Ferreira exibiu fotos de janelas dos edifícios do Centro da cidade", mostra Ana Rosa.

Exposição fotográfica prédios históricos centro de Teresina

Instalação de cores com origamis

Quanto às instalações artísticas, os alunos trabalharam com a temática ‘cores' como modificação do espaço através da criação de instalações contemporâneas. "A instalação permite repensar o espaço através de objetos ou pequenas alterações que instigam nossa percepção. Os alunos realizaram projetos, maquetes e por fim a construção; este método os fez lidar com o processo criativo e construtivo, analisando o ambiente e o alterando. Os alunos buscaram soluções simples para responder aos problemas utilizando materiais de fácil acesso pensando nas questões de custo. As exposições são trabalhos efêmeros que não prejudicam as instalações dos edifícios do CT", explica.

Instalação de cores com origamis

De acordo com a professora Ana Rosa, a disciplina Oficina de Plástica é uma das materias iniciais do curso de Arquitetura, permitindo que o aluno comece a trabalhar e a ter contato com materiais expressivos, suas propriedades técnicas de trabalho, associação de forma e técnica. O aluno relaciona os estudos aos aspectos forma, função e espaço. Faz atividades de articulação tridimensional, exercitando seu pensamento espacial, construindo maquetes e protótipos e, principalmente, exercitando a sua criatividade nas composições com reflexão.

"Cada professor tem um modo de trabalhar. Eu tento fazer sempre a relação entre a arte e a arquitetura utilizando estudos de caso de trabalho de artistas e arquitetos dos mais diversos períodos da História, principalmente contemporâneos", finaliza Ana Rosa.

Exposição fotográfica janelas centro de Teresina

Exposição de Instalação de cores

Exposição fotográfica grafite urbano centro de Teresina

Créditos das fotos: Profa. Ms. Ana Rosa