Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes da UFPI/CPCE ministram cursos e oficinas ecológicas no Ceará

Estudantes da UFPI/CPCE ministram cursos e oficinas ecológicas no Ceará

O Grupo de Estudos em Biodiversidade (GBIO) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, foi convidado para realizar uma palestra durante a comemoração do aniversário de 12 anos da Reserva Extrativista Batoque, localizada no município de Aquiraz, no Ceará.

Estudantes da UFPI/CPCE durante o cursos e oficinas

A pedido da equipe gestora do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), os alunos Kamila Corrreia, Paulo Ricardo Lima Lopes e Daniela de Sá Braulino também divulgaram o Dia Mundial do Meio Ambiente com atividades em outra Reserva Extrativista, conhecida como Prainha do Canto Verde, CE. Na ocasião, foram abordados temas de interesse das próprias comunidades locais, como trabalho comunitário, artesanato, pesca, agricultura e cuidado com o meio ambiente. Dentre as atividades realizadas, alunos e professores das escolas rurais participaram de oficinas para a confecção e implementação de jogos ecológicos.

Segundo a graduanda Kamila Correia essa foi uma experiência única de aprendizado. "Intercâmbios como esse são de grande importância para nós alunos, pois temos a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação", avaliou.

A professora Lilian Catenacci, responsável pela disciplina de Clínica e Manejo de Animais Silvestres, complementa que "este é mais um indicador de que a UFPI cumpre seu papel de ensino e extensão para além do estado do Piauí e, mais do que isso, com ações 100% planejadas, coordenadas e realizadas pelos nossos alunos", afirmou.

Para a analista ambiental Grasiely de Oliveira Costa Tavares a atividade realizada na escola da comunidade foi muito interessante, pois proporcionou o aprendizado de forma lúdica e divertida. "Foi marcante a interação entre alunos de diversas faixas etárias, fato que favoreceu a troca de experiências e saberes. A equipe do ICMBio que atua na RESEX Batoque ficou muito feliz com a parceria e agradece a disponibilidade dos alunos do GBIO para a realização desse trabalho".