Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI participa de evento estadual de combate as drogas

Reitor da UFPI participa de evento estadual de combate as drogas

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (22), a abertura da XVII Semana Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. O evento ocorre até o dia 25 de junho, e tem como foco a discussão de políticas preventivas ao combate das drogas, assim como o papel de atuação das entidades relacionadas à sociedade. A solenidade de lançamento começou com a entrega de diplomas de mérito pela valorização da vida e foi promovida no Espaço de Valorização da Vida, no bairro Matadouro.

Mesa de Honra da abertura do XVII Semana Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas

A abertura contou com a presença do Reitor, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes; o Reitor, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o Prof. Dr. Nouga Cardoso; o Coordenador Estadual de Enfrentamento às Drogas, Sâmio Falcão; a Vereadora de Teresina, Cida Santiago; a Coordenadora Estadual, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), Elizete Lima; o Coordenador da Fazenda da Paz, Célio Barbosa; a Coordenadora do Espaço de Valorização à Vida, Ticiane Cavalcante; a Superintendente das Relações Institucionais e Sociais do Governo do Estado, Raimunda Núbia; e a Deputada Estadual, Rejane Dias.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

Para o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, o problema das drogas não envolve apenas o usuário, mas também a família e a comunidade de um modo geral. "Nós entendemos que o trabalho de prevenção e combate as drogas é importantíssimo a sociedade. E a UFPI tem a responsabilidade social de trabalhar esse tema. Dentro mesmo da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários há núcleos responsáveis por debater esse assunto, e nós queremos incrementar ainda mais, desenvolvendo materiais para distribuição e conscientização acerca dos perigos das drogas", destacou.

Deputada Estadual, Rejane Dias

A anfitriã do evento, a deputada e primeira dama do Piauí, Rejane Dias, deu as boas-vindas ao público presente e abordou o seu trabalho no combate as drogas. "Eu tenho uma sensibilidade grande, eu conheço o problema, e como representante do povo eu não posso fechar os olhos para a situação que está acontecendo. Percorri Teresina, e por todo o Piauí ao lado de parlamentares que também lutam pela causa, e fizemos um diagnóstico da situação, e posteriormente foi entregue um relatório ao governo da época, sobre o consumo de álcool e outras substâncias", ressaltou.

Segundo, o Coordenador Estadual de Enfrentamento às Drogas, Sâmio Falcão, o Piauí vem promovendo seminário e outros eventos para discutir a temática das drogas. "A nossa proposta é fazer o trabalho do tratamento, acompanhamento para poder recuperar o indivíduo, e por fim o processo de reintegração social. Essas são as políticas públicas que a nossa coordenadoria desenvolve, e o nosso objetivo é fortalecer cada vez mais", pontuou.

Pró-Reitora de Assuntos Estudantis Prof.ª Dr.ª Cristiane Batista e servidores da UFPI.

A programação de seis dias de evento conta com palestras, veiculação de filmes sobre a prevenção das drogas, panfletagem e distribuição de cartilhas. Na quinta-feira (25) parte da programação acontecerá no auditório Salomé Cabral, no Centro de Ciências da Educação (CCE), da UFPI.