Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aula inaugural da Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social

Aula inaugural da Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social

Aula Inaugural do curso de Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social no auditório do CTT

A aula inaugural do Curso de Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI), aconteceu na tarde da última segunda-feira (22), no auditório do Colégio Técnico de Teresina (CTT) com a apresentação da palestra "Educação e Pobreza: Reflexões a partir do Programa Bolsa Família", Ministrada pela Prof.ª Dr.ª Natália Duarte.

Na ocasião estiveram presentes o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira ; o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr Helder Cunha; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Leal; as Coordenadoras do Mestrado, Prof.ª Dr.ª Rosalina Gomes do Nascimento e a Prof.ª Dr.ª Eliana de Sousa Alencar e as Professoras e Pesquisadoras Norma Soares e Joselia Saraiva.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. Arimatéia Dantas Lopes

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. Arimatéia Dantas Lopes deu as boas-vindas a todos os presente: "A Universidade Federal do Piauí se sente honrada em participar desse projeto de governo de inclusão social. Gostaria de desejar as boas-vindas a todos que estão aqui, aos convidados, a toda a equipe organizadora do curso e dizer que a UFPI recebe a todos de braços abertos. Procurem tirar o máximo de proveito desse curso e façam a diferença quando retornarem para suas cidades", disse.

Coordenadora Administrativa do curso de especialização, Prof.ª Dr.ª Rosalina Gomes do Nascimento

A Coordenadora Rosalina Gomes do Nascimento ressaltou o objetivo da especialização: "O curso tem como objetivo formar em nível de especialização na temática educação pobreza e desigualdade social, profissionais de educação básica e outras políticas sociais que estabelecem relação com esse contexto empobrecido, possibilitando uma apropriação de conhecimento científico a respeito da pobreza e das desigualdades sociais relacionadas a questões éticas, raciais, e de espaço", falou.

O curso trata de uma formação continuada no âmbito do Programa Nacional de Educação, Pobreza e Desigualdade Social, numa estrutura descentralizada. O curso se desenvolverá na modalidade a distância, e destina-se aos profissionais da educação básica e outros profissionais da área de saúde. Todos esses profissionais estão envolvidos com políticas sociais que estabelecem uma relação com a educação de crianças, adolescentes e jovens em situação de pobreza, buscando uma reflexão crítica a cerca das vivências desses sujeitos de forma a transformar o olhar e as ações educativas desenvolvidas nos contextos escolares e não-escolares.