Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória

Abertura do II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória

Realizou-se na manhã desta quarta-feira (17) a solenidade de abertura do "II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: cultura, linguagens e ensino". O evento ocorre até o dia 19 de junho e tem como foco levantar discussões sobre o discurso linguístico, literário, ficcional, entre outros conceitos. O encontro se destina aos estudantes e profissionais da área de Letras. A cerimônia de lançamento aconteceu no Espaço Cultural Noé Mendes.

Durante a solenidade, estiveram presentes, o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Prof.ª Dr.ª Ailma Silva; a representante da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Prof.ª Dr.ª Naiara Sales Araújo; a representante da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Prof.ª Soraya de Melo Barbosa; o Cônsul de Diplomacia Pública dos Estados Unidos, Sr. Matt Keener.

Em seu pronunciamento, o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, deu as boas-vindas aos participantes do evento e reforçou o apoio da Administração Superior da UFPI na promoção de eventos acadêmicos. "Eu quero parabenizar a comissão organizadora, ao Departamento de Letras da UFPI e também as instituições parceiras que aqui estão representadas. Eu tenho certeza que esses três dias de evento serão abrilhantados com os trabalhos que serão aqui discutidos", destacou.

Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UESPI, Prof.ª Dr.ª Ailma Silva, afirmou a satisfação em participar de eventos de amplitude regional e nacional. "A UESPI tem a honra de fazer parte deste encontro, que é de grande importância para a comunidade acadêmica. Aqui é o momento propício para a reflexão de questionamentos que envolvem a cultura, linguagem e ensino", ressaltou.

Pró-Reitora da UESPI, Prof.ª Dr.ª Ailma Silva

Para o Cônsul de Educação e Cultura dos EUA, em Recife, Sr. Matt Keener, eventos como esse são necessários para fortalecer os laços entre os Estados Unidos e o Brasil. "Sabemos que uma das melhores maneiras para fortalecer as relações é aumentar o intercâmbio entre os dois povos, ou seja, promover a troca de cultura entre diferentes populações. E a oportunidade de hoje é o momento fundamental para o enriquecimento cultural, porque aqui serão discutidos assuntos como literatura, cinema, teatro", pontuou.

Cônsul de Educação e Cultura dos EUA, Sr. Matt Keener

Ao longo destes três dias serão realizadas palestras, mesas-redondas, apresentações acadêmicas e culturais. O encontro utilizará as salas do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e o auditório Noé Mendes para cumprir as discussões.