Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI defende Memorial e é promovido a cargo de Titular

Professor da UFPI defende Memorial e é promovido a cargo de Titular

O Departamento Materno Infantil, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), promoveu na última sexta-feira (12) a sessão de defesa de Memorial elaborado pelo Professor Dr. Benedito Borges da Silva, como parte do processo de progressão funcional para o cargo de Professor Titular. Trata-se do primeiro processo de progressão para este nível da carreira no CCS.

Presidiu a banca de avaliação o Prof. Dr. Edmund Chada Baracat, Titular da USP e atuaram como membros os professores titulares Dr. Luiz Carlos Zeferino (UNICAMP); Dr. Jurandyr Moreira de Andrade (USP, Ribeiro Preto) e Dr. Joaquim Vaz Parente (UFPI).

Durante defesa do Memorial Acadêmico

Na primeira etapa do processo de avaliação, de acordo com a resolução 176/2014 do CEPEX da UFPI, o Prof. Dr. Benedito Borges da Silva alcançou 712 pontos no conjunto das atividades, sendo 262 pontos em atividades de ensino e 303 pontos em produção intelectual e os outros 147 pontos divididos em atividades de pesquisa, atividades administrativas e atividades de representação, tendo sido, portanto, aprovado e apto a segunda etapa, que consistiu na apresentação e defesa do Memorial, em sessão pública, no auditório da Farmácia, às 9 horas de 12/06/2015. O candidato, em seguida, foi argüido pelos membros da Comissão sobre sua atuação como docente ao longo da sua carreira universitária, que atribuíram seus vereditos sobre a sua brilhante apresentação do Memorial, considerando-o aprovado.

Prof. Dr. Benedito Borges da Silva

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (1976). Residência Médica em Ginecologia pelo Hospital das Forças Armadas (1980). Concluiu o doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo (1997). Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2002). É Professor Associado IV Doutor de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa 1B e consultor Ad Hoc do CNPq. É Coordenador da Disciplina de Ginecologia e Unidade de Mastologia (UFPI). É Coordenador da Unidade de Mastologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV). Coordenador da Residência Médica em Mastologia da Universidade Federal do Piauí (2005 a 2014). Presidente da Comissão de Pesquisa e Bioética da Escola Brasileira de Mastologia (2011 a 2013). É membro do Comitê de Ética em Pesquisa do HGV. Atualmente é Coordenador do Mestrado em Ciências e Saúde. É membro fundador da Academia de Ciências do Piauí. Foi coordenador do mestrado em Ciêcias e Saúde (2009-2010). Sub-coordenador do Mestrado em Ciências e Saúde da UFPI (2012-2014). Presidente da Sociedade Piauiense de Ginecologia e Obstetrícia (1991-1993). Coordenador Executivo da Residência Médica do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPI (1997-1999). Chefe de Departamento Materno Infantil do CCS (2000-2002). Coordenador da Clínica Ginecológica do HGV (2001 - 2013). Coordenador do Mestrado Interinstitucional UFPI - UNICAMP (2000-2003). Diretor Geral do HGV (2003). Coordenador do Mestrado em Ciências e Saúde da UFPI (2009-2010). Coordenador do Doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) do Ponto Focal UFPI (2007-2010). Atualmente é membro do Comitê Científico da Rede Nordeste de Biotecnologia, Coordenador do Mestrado em Ciências e Saúde, Líder de grupo de estudos e pesquisa em oncologia ginecológica e mamária. Professor e orientador do Mestrado em Ciências e Saúde/UFPI. Professor e orientador do Mestrado em Ciências Farmacêuticas. Professor e orientador do Doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia. Possui múltiplos artigos publicados em revistas internacionais indexadas. Possui múltiplas orientações de iniciação cientifica, mestrado e doutorado. Atua em Medicina com ênfase em Ginecologia e Mastologia. Os temas mais frequentes da sua produção científica são: SERMs, biomarcadores, mama normal, câncer de mama, polimorfismo do gene CYP2D6 e tamoxifeno, câncer ginecológico e modelos experimentais. Mantém uma amistosa e estimulante colaboração técnico-científica com pesquisadores de instituições internacionais, nacionais e da própria UFPI.