Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NUGRAPI apresenta trabalhos e faz xilogravura ao vivo no SaLiPI

NUGRAPI apresenta trabalhos e faz xilogravura ao vivo no SaLiPI

Um trabalho feito a diversas mãos e o resultado é primoroso. A xilogravura A Construção do Olhar, feita a partir da leitura do texto de Fayga Ostrower, foi feita ao vivo pelos estudantes do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí (UFPI), sob a orientação da professora Yolanda Carvalho, e com a contribuição dos visitantes que puderam participar do processo de entintagem e impressão do papel. A gravação da figura na madeira foi feita antes.

Estudantes do Curso de Artes Visuais da UFPI e professora Yolanda Carvalho

Segundo a professora Yolanda Carvalho, o Núcleo de Estudos de Práticas de Gravura do Piauí (NUGRAPPI) levou para o SaLiPi o resultado de dois anos de pesquisas teóricas e práticas e de intercâmbios. Ela ficou surpresa com a recepção do público do evento. "Agora no SaLiPI, os alunos estão comercializando seus trabalhos, as pessoas gostando de xilogravura, perguntando, conhecendo o processo e levando para outras pessoas. Elas compram a xilogravura para dar de presente e estão entendendo essa linguagem. Como orientadora, professora e gravadora fico feliz de saber que o nosso trabalho está sendo reconhecido e, sobretudo, aceito como linguagem visual", destacou a professora.

Professora Yolanda Carvalho

A estudante Ana Emília ficou curiosa com o processo de gravação da xilogravura e não imaginava que era algo tão trabalhoso. "Eu achei que fosse mais fácil, só pegar, cortar e passar a tinta, mas demora muito. Ouvi eles dizerem que passam dois dias forrando a madeira", disse a estudante.

A estudante Ana Emília acompanhou o processo de produção da xilogravura

Durante o SaLiPi, as obras dos estudantes ficaram expostas e foram também comercializadas na galeria montada no Espaço Rosa dos Ventos. A galeria foi um dos locais mais visitados durante o evento.

Confira mais fotos: