Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Discussão aborda os desafios da memória em áreas do conhecimento
Início do conteúdo da página

Discussão aborda os desafios da memória em áreas do conhecimento

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A programação do Fórum Temático da tarde desta quinta-feira (11) contou com a palestra "Os desafios da Memória na Literatura, no Jornalismo, na Mídia e na História". O debate teve como intuito analisar o modo como a produção jornalística, literária e histórica contribuem para a construção da memória, assim como o registro da história do homem ao longo do tempo.

Mesa redonda do Fórum Temático desta quinta-feira

Na ocasião, a mesa-redonda foi conduzida pela Prof.ª Dr.ª Ana Regina Rego e teve a participação da Prof.ª Dr.ª Nilsângela Cardoso, docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do campus de Picos; e a Prof.ª Dr.ª Márcia Edlene Lima, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

O jornalismo é um objeto que atua no registro da história do homem, portanto, é preciso estar atento à produção da atividade e manipulação de informações. "A construção da memória no tempo presente, a partir da influência do jornalismo pode comprometer a posteriori a memória coletiva, a memória histórica e até o que irá compor o discurso historiográfico. Então é necessário verificar o discurso jornalístico e midiático como formador da memória", destacou a Prof.ª Dr.ª Ana Regina Rego.

O debate acerca da memória presente no discurso literário ficou a cargo da Prof.ª Dr.ª Márcia Edlene Lima, coordenadora do Núcleo de Estudos em Memória e Acervo (NEMA), da UESPI. "Quero discutir um pouco sobre a memória da escrita. A memória que constrói o texto e que pertence aos bastidores da criação, como também o acervo de escritores e as fontes documentais e primárias", ressaltou.

A história trabalha na perspectiva de produzir a verdade sobre determinado acontecimento. "Eu vou tratar diretamente do uso da memória na história, então a minha proposta é discutir sobre a ligação entre história oral e memória, ressaltando a discussão em torno desse vínculo, como por exemplo, a subjetividade produzida pela oralidade. Ela pode comprometer o conhecimento histórico, visto que ele é conhecido como científico", pontuou a Prof.ª Dr.ª Nilsângela Cardoso.

Discussão aconteceu no Cine Teatro da UFPI

Amanhã (11), o Fórum Temático recebe a palestra "Memória Urbana", com os arquitetos Júlio Medeiros e Olavo Pereira.

Fim do conteúdo da página