Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > EDUFPI lança livros da área de Ciência Política no SaLiPI
Início do conteúdo da página

EDUFPI lança livros da área de Ciência Política no SaLiPI

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) lançou três obras da área de Ciência Política, na noite desta quarta-feira (10), durante o SaLiPI. As obras são "Autonomia e Controle das Agências Reguladoras: o papel do Tribunal de Contas da União no arranjo regulatório brasileiro", da professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Monique Menezes; "Atores Partidários e Entrada Estratégica em Competição Eleitoral de Múltiplas Arenas: a experiência brasileira", do professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Valter Rodrigues de Carvalho; e "PT Piauí 1980-2006: trajetória e mudança na estrutura organizacional", de autoria do professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Cláudio Vasconcelos.

Professora Monique Menezes

Segundo a professora Monique Menezes, seu livro lança outro olhar sobre o papel do Tribunal de Contas da União no arranjo regulatório brasileiro. "Os estudos eram focados na parte de contabilidade, administração e não sob o olhar de um ator político importante nesse novo arranjo regulatório que a gente tem com a reforma do Estado, a partir dos anos 2000", destacou.

Professor Valter Rodrigues de Carvalho

A pesquisa que deu origem ao livro do professor Valter Rodrigues teve como mote a decisão do Tribunal Superior Eleitoral que obrigava os partidos políticos a verticalizarem as coligações. "Numa democracia as regras que devem reger a disputa política devem ser livres, não podem ser amarradas, como de fato o TSE não conseguiu impor uma regra uniformizada para coligações, os atores acabaram fazendo suas próprias coligações da forma mais racionalizada", explicou.

O professor Cláudio Vasconcelos faz uma análise da trajetória do PT tendo como foco principal o Piauí e como pano de fundo a questão nacional. "Partimos da hipótese que o PT, a medida que foi ganhando densidade eleitoral, foi operando algumas mudanças no seu programa de governo e no seu discurso. Isso implicou também em mudanças na forma de composição de alianças", esclareceu.

O professor Ricardo Alaggio, diretor da EDUFPI, com os autores

Ao todo, a EDUFPI vai lançar 21 livros que abordam diferentes questões relacionadas às diversas áreas do conhecimento. Os lançamentos acontecem no estande da EDUFPI. 

 

Fim do conteúdo da página