Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > EDUFPI lança livros da área de Ciência Política no SaLiPI

EDUFPI lança livros da área de Ciência Política no SaLiPI

A Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) lançou três obras da área de Ciência Política, na noite desta quarta-feira (10), durante o SaLiPI. As obras são "Autonomia e Controle das Agências Reguladoras: o papel do Tribunal de Contas da União no arranjo regulatório brasileiro", da professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Monique Menezes; "Atores Partidários e Entrada Estratégica em Competição Eleitoral de Múltiplas Arenas: a experiência brasileira", do professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Valter Rodrigues de Carvalho; e "PT Piauí 1980-2006: trajetória e mudança na estrutura organizacional", de autoria do professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Cláudio Vasconcelos.

Professora Monique Menezes

Segundo a professora Monique Menezes, seu livro lança outro olhar sobre o papel do Tribunal de Contas da União no arranjo regulatório brasileiro. "Os estudos eram focados na parte de contabilidade, administração e não sob o olhar de um ator político importante nesse novo arranjo regulatório que a gente tem com a reforma do Estado, a partir dos anos 2000", destacou.

Professor Valter Rodrigues de Carvalho

A pesquisa que deu origem ao livro do professor Valter Rodrigues teve como mote a decisão do Tribunal Superior Eleitoral que obrigava os partidos políticos a verticalizarem as coligações. "Numa democracia as regras que devem reger a disputa política devem ser livres, não podem ser amarradas, como de fato o TSE não conseguiu impor uma regra uniformizada para coligações, os atores acabaram fazendo suas próprias coligações da forma mais racionalizada", explicou.

O professor Cláudio Vasconcelos faz uma análise da trajetória do PT tendo como foco principal o Piauí e como pano de fundo a questão nacional. "Partimos da hipótese que o PT, a medida que foi ganhando densidade eleitoral, foi operando algumas mudanças no seu programa de governo e no seu discurso. Isso implicou também em mudanças na forma de composição de alianças", esclareceu.

O professor Ricardo Alaggio, diretor da EDUFPI, com os autores

Ao todo, a EDUFPI vai lançar 21 livros que abordam diferentes questões relacionadas às diversas áreas do conhecimento. Os lançamentos acontecem no estande da EDUFPI.