Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Revista da série Desenvolvimento e Meio Ambiente é lançada pela EDUFPI

Revista da série Desenvolvimento e Meio Ambiente é lançada pela EDUFPI

Na noite desta terça-feira (08) aconteceu o lançamento da revista "Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento no Trópico Ecotonal do Nordeste", desenvolvido pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O lançamento ocorreu dentro da programação do Salão do Livro do Piauí (Salipi), e foi promovido pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI).

Prof.ª Dr.ª Roseli Farias Melo de Barros com a Profa. Dra Elaine Aparecida da Silva do Centro de Tecnologia da UFPI.

A obra, organizada pelos professores do Núcleo de Referência em Ciências Ambientais do Trópico Ecotonal do Nordeste - TROPEN, José de Ribamar de Sousa Rocha, Roseli Farias melo de Baros e José Luís Lopes Araújo, é resultado da reunião de produções científicas das duas linhas de pesquisa do Curso, "Biodiversidade e utilização sustentável dos recursos naturais" e "Políticas de Desenvolvimento e Meio Ambiente". No Lançamento, a Professora Roseli Farias Melo de Barros, uma das organizadoras do livro, declarou que estava muito feliz em poder lançar o livro no 13º Salipi visto a importância e o alcance que o evento tem no Estado.

TROPEN

É um núcleo de pesquisa interdisciplinar, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação como órgão suplementar. Tem como objetivo desenvolver os Programas Especiais de Pesquisa, exercendo o papel permanente de um centro de referência acadêmica em termos de ciências ambientais no estado do Piauí, através da integração dos diversos órgãos pertencentes ou não à UFPI e que desenvolvam atividades ligadas à área.

Atualmente, é composto por professores pesquisadores, em regime de tempo parcial, de vários centros de ensino (Centro de Ciências da Natureza, Centro de Ciências Humanas e Letras, etc.), além de contar com a consultoria voluntária de professores pesquisadores de todos os centros de ensino. O TROPEN também desenvolve atividades relacionadas à formação de recursos humanos em nível de pós-graduação.