Ele é cantor, blogueiro, compositor, escritor e ativista social. O bate-papo da noite de terça feira (09), no 18º Seminário Língua Viva, evento paralelo ao SaLiPi, foi com Luiz Guilherme Brunetta, mais conhecido como Tico Santa Cruz.
.jpg)
Antes de começar a discussão calorosa no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi realizada às 19h a apresentação artística da banda Fulô do Sertão, e em seguida deu-se início ao bate-papo mediado pelo Prof. Welligton Soares.
O cantor começou comentando sobre o processo de criação, inspiração e repercussão dos três livros lançados "Clube da Insônia", "Tesão" e "Pólvora", interagindo com o público, propondo a leitura de alguns contos. Tico comentou que a ideia de produzir literatura surgiu há 12 anos. "Nós, músicos, temos uma vida muito solitária. A maior parte do tempo que temos é de solidão. E quando eu descobri essa ferramenta da internet, o blog, comecei a escrever nele e aproveitar meu tempo. Muitos chegam a me perguntar porque não escrevo sobre música já que sou músico. Mas, eu não sou só um músico", declara.
Clube da Insônia: Lançado em 2012, o livro relata crônicas, poesias e histórias do escritor, que já haviam sido escritas em seu blog.
Tesão: Com lançamento em 2013, fala sobre contos e poesias eróticas. São relatos, fantasias, histórias que não se concretizaram e desejos.
Pólvora: O terceiro, e até então último livro, foi lançado em 2014 e traz um romance policial. A princípio, a obra foi publicada em um blog para que a equipe do cantor tivesse acesso à quantidade de leitores.

Professor Welligton Soares e o artista Tico Santa Cruz
Conhecido por ser dono de opiniões polêmicas, foram discutidas questões sobre violência, redução da maioridade, pena de morte, legalização das drogas e mudanças de hábitos comportamentais. "Não é preciso mudar o mundo ao nosso redor, basta que mudemos nós, e o redor mudará", afirma o cantor.

Aproximadamente 400 pessoas ocuparam o Cine Teatro da UFPI
O cantor foi presenteado com uma coletânea de romances do escritor piauiense Assis Brasil e o bate-papo terminou às 21h30 com perguntas abertas ao público. Tico finalizou com a mensagem de que "a única revolução verdadeira é o amor".