Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Palestra e Mesa Redonda marcam a primeira manhã do 13º SaLiPi

Palestra e Mesa Redonda marcam a primeira manhã do 13º SaLiPi

Na manhã deste sábado foi realizada no Cine Teatro da UFPI a palestra "Iniciando seu Casulo" com a Profª Esp. em Tanatologia Patrícia Moreira e a mesa redonda "Tanatopedagogiando" sob a coordenação da Prof. Joyce Rabello (CENSUPEG). Tanatologia é área do saber que pesquisa, discute, intervém nos temas: morte, morrer, perdas, separação, cuidados paliativos, suicídio, luto, comunicação de notícias difíceis, espiritualidade e educação para morte.

Profª Esp. em Tanatologia, Patrícia Moreira

No evento a palestrante Patrícia Moreira explicou o que é a Tanatologia, chamando atenção para os aspectos da vida e finitude. "Tanatologia também interessa ao professor. Saber comunicar uma notícia difícil, entender um aluno enlutado, compreender a morte e o morrer, mas de forma que a dor da perda possa ser amenizada".

Coordenadora da Mesa Redonda Prof. Joyce Rabello

A coordenadora da Mesa Redonda Prof. Joyce Rabello destacou a importância da Tanatologia nas escolas. " A Tanatologia pode trabalhar com todos os aspectos que causam sofrimento no ser humano, desde a perda de algum ente querido à separação dos pais, por exemplo. O indivíduo precisa criar meios de enfrentamento para lidar com essas frustrações e poder evoluir, permitindo que ele possa crescer com seu sofrimento, com suas perdas e que ele possa viver a vida de forma mais plena."