Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Palestra discute Psicologia do Esporte para Estudantes de Educação Física
Início do conteúdo da página

Palestra discute Psicologia do Esporte para Estudantes de Educação Física

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Com o objetivo de promover a discussão da motivação do atleta, e do rendimento escolar, aconteceu na manhã desta segunda-feira (01), a palestra sobre "Psicologia do Esporte", ministrada pelo Prof. Dr. Franco Noce, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O debate que teve como público-alvo, os estudantes do Curso de Educação Física, foi realizado no auditório do Setor de Esportes.

Para o Prof. Dr. Franco Noce, a oportunidade foi um momento para aproximar os alunos da Psicologia do Esporte. "Foi uma palestra para introduzir esta ciência, destacando os aspectos cognitivos, comportamentais e sociais, que são inerentes ao ambiente esportivo. O componente psicológico faz parte de um rol de possibilidades que vão influenciar o rendimento esportivo de um atleta, apesar de que a Psicologia do Esporte, não é voltada apenas ao atleta, mas ela também abrange outras áreas como questões que envolvem o rendimento escolar, saúde, e outras possibilidades", comentou.

Palestrante Prof. Dr. Franco Noce

A Psicologia do Esporte constitui uma ciência recente, e como representa um amplo leque de discussões, ela também estuda o rendimento nas aulas de Educação Física de crianças e adolescentes. "Esta Ciência vai trabalhar em cima do comportamento e do psicológico da criança. Têm meninos que são mais interativos, outros que são mais calmos. Então, a partir da Psicologia do Esporte, é mostrado ao professor as maneiras como ele vai lidar com essas crianças", acrescentou a Professora Vânia Orsano, do Departamento de Educação Física.

Professora Vânia Orsano

Por parte dos alunos a palestra foi bem recebida, pois possibilitou a realização de um debate em meio à rotina de aulas. "Para nós é essencial saber como tratar com o psicológico do atleta, ou então, da criança. Como nós estamos lidando com pessoas, é preciso saber quais os artifícios para motivá-las, e localizar os problemas que interferem no rendimento das atividades físicas", acrescentou o estudante do Curso de Educação Física, Ronyele Mesquita.

Palestra aconteceu no auditório do Setor de Esportes

A ideia de trazer a discussão, para a UFPI partiu do Prof. Dr. Marcos Antônio Pereira, após viagem a Minas Gerais. "A proposta surgiu há dois meses, quando fizemos uma visita técnica à UFMG, e lá conversando com o Professor Franco, nós conhecemos o laboratório de Psicologia do Esporte. Este laboratório permite conhecer as queixas do atleta, acompanhar o rendimento, e verificar mecanismos para estimular a potencialidade do mesmo. Então, a nossa ideia é de realizar uma parceria formal, para poder programar um laboratório deste segmento na instituição, ofertando o devido suporte aos atletas piauienses", ressaltou.

Prof. Dr. Marcos Antônio Pereira teve a ideia de trazer a discussão sobre Psicologia do Esporte

Fim do conteúdo da página