Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aula Inaugural: Esp. em Educação de Jovens e Adultos privados de Liberdade

Aula Inaugural: Esp. em Educação de Jovens e Adultos privados de Liberdade

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (29), a Aula Inaugural da Especialização em Educação de Jovens e Adultos privados de Liberdade, e o terceiro módulo do Curso: Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social. O Programa é vinculado à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PRPG), e à Pós-Graduação em Educação. A especialização será realizada nos campus de Teresina e Bom Jesus. A solenidade foi promovida no hotel Água Limpa, e contou com a presença do representante do Ministério da Justiça, Dr. Marcus Castelo Branco.

Também estiveram presentes na solenidade o Coordenador de Formação Continuada da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), Prof. Dr. Gregório Elias Viana; a Coordenadora da Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos privados de Liberdade, Prof.ª Oldênia Fonseca Guerra; a Coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (COMFOR), Prof.ª Dr.ª Glória Moura; o Secretário de Educação de Campo Maior, José de Ribamar Carvalho; e o Assessor da Diretoria de Políticas Penitenciárias do Ministério da Justiça, Dr. Marcus Castelo Branco Alves Semeraro Rito.

Segundo a Prof.ª Dr.ª Glória Moura, a especialização tem como público-alvo professores e profissionais que trabalham com o sistema prisional. "É uma proposta do Governo Federal de implantar escolas em todos os sistemas prisionais. Por isso, nós tivemos a ideia de oferecer um curso de especialização que ofertasse um percentual de vagas para pessoas que trabalham no sistema prisional, ou seja, nós queremos capacitar agentes, assistentes sociais e todos aqueles outros profissionais que trabalham no meio", destacou.

Prof.ª Dr.ª Glória Moura, Coordenadora do COMFOR

Para a Professora Oldênia Viana, a oportunidade é de troca mútua de conhecimento para os professores acostumados com a sala de aula e os profissionais do sistema penitenciário. "Pensar em um curso direcionado aos profissionais que trabalham com pessoas do sistema prisional é além de tudo fazer uma reflexão sobre colocar-se na posição do seu semelhante. Enquanto ser humano, todos nós temos direito à educação, à saúde e aos bens sociais que deveriam estar de fato assegurados constitucionalmente", acrescentou.

Em sua palestra, o Dr. Marcus Castelo Branco abordou a importância de trabalhar com a capacitação de profissionais de dentro do sistema prisional, assim como fazer a exposição de alguns indicadores. "Sem a contribuição do servidor penitenciário, todas as atividades, como educação, saúde, trabalho, assistência social, entre outras se tornam muito difíceis. É importante que o servidor tenha a consciência de que o trabalho não é apenas contenção, mas também promover a reintegração social daquele indivíduo, principalmente quando ele sair. Portanto, é de fundamental importância participar de uma especialização como essa que desenvolverá essa temática", ressaltou.

Dr. Marcus Castelo Branco, representante do Ministério da Justiça

As aulas da Especialização em Educação de Jovens e Adultos privados de Liberdade estão previstas para iniciar no dia 12 de junho. Serão duas turmas de 50 alunos nas cidades de Teresina e Bom Jesus.