Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Realizada cerimônia de abertura do II COLAC

Realizada cerimônia de abertura do II COLAC

Aconteceu na noite dessa quinta-feira (28) a cerimônia de abertura do II Congresso das Ligas Acadêmicas de Medicina (COLAC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento é realizado pela Coordenadoria de Pesquisa e Extensão e pelo Centro Acadêmico de Medicina Zenon Rocha (CAZERO), em parceria com as ligas acadêmicas de Medicina da UFPI.

A solenidade contou com uma mesa de abertura composta pelo Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; Coordenador do Congresso, Prof. Dr. André Gonçalves; Pró-Reitor de Extensão da UFPI, Prof. Dr. Miguel Cavalcante; Representando a Coordenação de Medicina da UFPI, Prof. Dr. Arquimedes Cavalcante; Prof. Dr. Tupinambá Vasconcelos, conferencista da noite Presidente do Centro Acadêmico Zenon Rocha, o estudante Antônio José Ferreira.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia

Durante a cerimônia, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia, destacou o apoio dado pela administração superior aos movimentos organizados pelos estudantes. "Em 2014, nós apoiamos em média dois eventos por dia, foram mais de 700 eventos durante o ano, isso nunca tinha ocorrido na nossa Universidade. Esses congressos são importantes para que nossos estudantes tenham a oportunidade de trocar ideias com os colegas de outros cursos, de outros estados e até de outros países em eventos internacionais. Essa troca de ideias entre os próprios estudantes e com a comunidade é fundamental para a formação profissional e pessoal dos nossos alunos. Tenho certeza que os estudantes que participam das Ligas serão profissionais diferenciados no futuro", pontuou o Reitor da UFPI.

Pró-Reitor de Extensão da UFPI, Prof. Dr. Miguel Cavalcante

O Pró-Reitor de Extensão da UFPI, Prof. Dr. Miguel Cavalcante, agradeceu o convite e parabenizou os estudantes pelo trabalho desenvolvido para que a realização do COLAC fosse possível. "Esse é um dos mais belos exemplos de protagonismo estudantil que eu vejo na nossa universidade. O respeito a todos os grupos organizados de estudantes vem das ligas acadêmicas, porque elas são compostas por estudantes resolvidos, responsáveis e criativos. Para nós professores é um orgulho, vermos nossos estudantes desenvolvendo trabalhos dificeis, desafiadores, com coragem e dando conta com responsabilidade do que fazem", declarou o Pró-Reitor.

O COLAC tem como temática "O cenário da medicina nas próximas décadas: antecipando o futuro". Entre os temas abordados durante o evento estão os novos desafios da educação médica, o currículo do estudante de medicina, o cenário das residências médicas no Estado do Piauí e o papel do Hospital Universitário (HU/UFPI) nesse contexto. A programação vai até domingo (21) no Auditório da Assembleia Legislativa.