Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SALIPI 2015: Livro Guia Ilustrado de Anfíbios e Répteis de Picos-Piauí
Início do conteúdo da página

SALIPI 2015: Livro Guia Ilustrado de Anfíbios e Répteis de Picos-Piauí

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O Guia Ilustrado de Anfíbios e Répteis de Picos-Piauí, de autoria da professora Mariluce Gonçalves Fonseca e do pesquisador Ronildo Alves Benício, será lançado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) durante o 13º SALIPI. A obra descreve a diversidade de anfíbios e répteis do município de Picos/PI.

Segundo a Prof.ª Dr.ª Mariluce Gonçalves Fonseca não havia nenhuma referência sobre a fauna de anfíbios e répteis local, o que despertou o interesse pela pesquisa. "O Guia foi só o começo de um longo caminho a ser percorrido para estabelecer a importância ecológica da biodiversidade dos anfíbios e répteis, que com certeza daria outro livro. São os animais que mais respondem as variações do meio e são muito bons indicadores biológicos para todas as variáveis ecológicas. O objetivo principal para nós que pesquisamos anfíbios e répteis é que, através da informação, todos possamos conhecer para preservar e respeitar", esclareceu a professora.

Cientificamente, o Guia é inédito para a fauna do Sul do Piauí, sendo uma contribuição para o registro de distribuição de espécies. As informações obtidas já originaram sete artigos científicos de novos registros de distribuição para espécies de lagartos e anuros no semiárido. Também tem resultado em parcerias com pesquisadores de Instituições de Ensino Superior brasileiras e internacionais nas áreas de parasitologia, ecologia, fisiologia e toxinologia para os espécimes estudados.

Na apresentação da obra, os autores destacam que ainda são praticadas crueldades contra esses animais e o conhecimento sobre eles pode trazer mais respeito e preservação. "Acredito que apresentando o Guia e divulgando-o nas comunidades, possamos aplicar realmente o fundamento no qual é nossa obrigação enquanto pesquisadores e cidadãos realizarmos o 'Conhecer para Preservar e Respeitar'. Conhecimento é fundamental em tudo", destacou a professora.

Sobre o lançamento durante o SALIPI, a professora Mariluce espera que o público do evento receba bem a obra. "Espero que tenha uma boa recepção, que seja visto e compreendido como uma contribuição científica e cultural para o Estado. Que possam reconhecer a beleza e importância nestes seres vivos que também integram o meio ambiente", declarou.

O SALIPI acontecerá entre os dias 05 e 14 de junho no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI. Mesas-redondas, seminários, lançamento de obras literárias e outras atividades culturais farão parte do evento.

 

Fim do conteúdo da página