Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI realiza a III Semana de Enfermagem

HU-UFPI realiza a III Semana de Enfermagem

Profissionais da área de enfermagem com atuação no HU-UFPI

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) realizou, nos dias 21 e 22 deste mês, atividades para marcar a III Semana de Enfermagem promovida pelo hospital. Na programação, organizada pela Divisão de Enfermagem do hospital, foram inclusos palestras e debates sobre questões relacionadas ao profissional da área. Neste ano, o evento centra-se no tema "Humanizando a Enfermagem com ética, compromisso e liderança".

A abertura do evento aconteceu na manhã de quinta-feira (21), com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; do Superintendente do HU-UFPI, Dr. José Miguel Luz Parente; da Chefe da Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário, Maristella Alves do Nascimento e representantes da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas, ressaltou o papel do profissional de enfermagem na saúde pública

O Reitor José Arimatéia Dantas Lopes destacou o importante papel que o profissional de enfermagem desempenha na sociedade, especialmente no setor de saúde pública. "A assistência ao paciente não existe sem o profissional de enfermagem, que hoje atua em diversos segmentos", destacou.

Superintendente do Hu-UFPI, Dr. José Miguel Luz Parente, destacou a importância do profissional de enfermagem na assistência ao paciente

Para o Superintendente do HU-UFPI, Dr. José Miguel Luz Parente, "o corpo de enfermagem do HU-UFPI desenvolve um trabalho imprescindível, humanizando a assistência prestada ao paciente neste hospital".Entre as palestras realizadas, a Profª. Dra. Patrícia Maria Gomes de Carvalho tratou do tema "A Enfermagem em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS)" e a Profª. Dra. Silvana Santiago da Rocha abordou a sistematização da assistência de enfermagem no Piauí. "Nós, os enfermeiros, somos 50% dos trabalhadores da saúde. Estamos presentes nos hospitais 24 horas por dia, cuidando dos pacientes. Então, entendo que é uma categoria que deve se capacitar de forma contínua e ser valorizada, daí a importância de comemorarmos os avanços, aquilo que já conseguimos de positivo para a profissão", destacou Silvana Santiago.

A Profª. Dra. Patricia Maria Gomes de Carvalho também destacou a importância do evento. "O evento permitiu discussões sobre temas atuais e relevantes para prática profissional, além de dar visibilidade aos profissionais da área, permitindo que repensem sua prática, observando a necessidade de aprimoramento, já que sua atividade vai refletir diretamente no crescimento da Instituição e na assistência ao paciente", destacou Patrícia Maria Gomes.

A Chefe da Divisão de Enfermagem do HU-UFPI, Maristella Alves do Nascimento, afirmou que o evento é uma oportunidade para valorizar o trabalho dos profissionais da área

Para a enfermeira Laís Moura, que atua no HU-UFPI, o evento é também uma oportunidade para a socialização dos profissionais da área. "É um momento muito importante para a confraternização entre os profissionais, para valorizar a função que desempenham e, ainda, uma oportunidade de aquisição de conhecimentos com as palestras técnico-científicas", ressaltou Laís.

A enfermeira Sheyla Gomes, membro da comissão organizadora do evento, destacou que "A semana de enfermagem é comemorada em todo o Brasil entre os dias 12 a 20 de maio". Ela explicou, ainda, que a organização do evento se preocupou em formatar uma programação voltada para a valorização do profissional de enfermagem e para a discussão de temas atuais que envolvem a área. "O objetivo maior é a melhoria da qualidade da assistência, pois sabemos que que nesse processo o profissional enfermeiro tem um papel fundamental", finaliza Sheyla Gomes.