Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Doutorado em Ciências dos Materiais é aprovado na UFPI

Doutorado em Ciências dos Materiais é aprovado na UFPI

Em menos de 3 anos a Universidade Federal do Piauí (UFPI) dobrou o número de cusos de doutorado e agora passa a contar com 10 ao todo. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, aprovou na última quinta-feira (21), o Doutorado em Ciência dos Materiais da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A previsão é que o processo seletivo seja aberto já para o período 2015.2, com o ingresso de 14 alunos anuais.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, parabenizou todos os professores da área de Ciências dos Materiais pela conquista. "Os cursos de doutorado são mais uma forma de permitir que nossa comunidade possa se qualificar sem sair do Piauí, além de possibilitar a disponibilização de pessoal com formação de alto nível para servir não apenas a UFPI, mas a toda sociedade piauiense", afirmou o Reitor.

Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Nunes da Cunhas

Para o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Nunes da Cunha, é satisfatório informar a comunidade as novas aprovações de programas de pós-graduação. "Nestes últimos dois meses de 2015 recebemos a notícia da aprovação do Doutorado em Alimentos e Nutrição, Química, e na última semana o Doutorado em Ciências dos Materiais. As propostas feitas pelos cursos de mestrados em vigência, agora levam a um grau maior que é o doutorado. Hoje, a UFPI conta com 10 cursos de doutorado, sendo dois promovidos em rede nacional, como é o caso da Rede do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) e o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (RENORBIO). Vale ressaltar que todos os editais dos nossos cursos são abertos à comunidade, não só de Teresina, mas também do Piauí e do Brasil de modo geral", ressaltou.

Coordenador da Pós-Graduação em Ciências dos Materiais, Prof. Dr. Edson Cavalcanti

Segundo o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais, Prof. Dr. Edson Cavalcanti, a expectativa com o doutorado é grande, já que a busca pelo mestrado aumenta a cada ano. "Na primeira turma do mestrado, nós tivemos um professor que estava há mais de 30 anos na UFPI, e ele veio conseguir fazer mestrado agora com o nosso programa de pós-graduação, e depois dele mais três alunos trilharam pelo mesmo caminho e se tornaram professores da nossa universidade. Além da oportunidade que ofertamos para os nossos discentes, é também uma chance de qualificar os nossos docentes", destacou.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materias (PPGCM) iniciou no final de 2010 para funcionar com o mestrado, com sua primeira turma começando em 2011, tendo formado até o momento 28 mestres.

O Programa é vinculado à área de Materiais/Multidisciplinar da CAPES, e dentro do seu quadro docente há professores do Curso de Engenharia de Materiais/CT, Química/CCN, Física/CCN, Fármacia/CCS e dos câmpus de Parnaíba e Bom Jesus.