Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e Fundação Quixote lançam 13ª edição do SALIPI

UFPI e Fundação Quixote lançam 13ª edição do SALIPI

Aconteceu na noite da quinta-feira (21), o lançamento da 13ª edição do Salão do Livro do Piauí (SALIPI). A solenidade que tem por objetivo divulgar a programação da Feira, assim como convidar a comunidade a participar do evento, foi promovida no Auditório Jesus Elias Tajra, da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). O SALIPI é uma realização da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Fundação Quixote.

Em seu pronunciamento, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, reforçou o apoio da Universidade na 13ª edição, assim como nas consecutivas promoções do Salão. "Eu disse no ano passado que estávamos adotando o SALIPI, assim como um pai recebe com muito amor um filho adotivo em sua casa. Quando assumimos este compromisso, em 2014, nossa intenção era realizar enquanto eu estivesse na Reitoria, o Salão do Livro nas dependências da UFPI. Neste ano, mesmo com as dificuldades financeiras que é de conhecimento de todos, não recuamos nenhum milímetro com o apoio ao evento. Fizemos tudo aquilo que foi proposto, colocamos toda nossa equipe de Comunicação Social, Prefeitura Universitária à disposição, para que possamos fazer o melhor e oferecer à comunidade um evento rico em conhecimento", destacou.

Reitor destaca imensa satisfação da UFPI em sediar o evento

Na ocasião, o Presidente da Fundação Quixote, Cássio Gomes, explanou sobre os convidados da Feira, estrutura e abordou o engajamento social das pessoas na promoção do evento. "O Salão do Livro veio para ficar. Nós temos a vontade e o desejo de um Cineas Santos, Luiz Romero, Jasmine Malta e das outras pessoas que compõe a Fundação Quixote e de todos vocês que querem que este evento aconteça. Os livreiros são parceiros de primeira hora, porque acreditam no SALIPI e querem superar as dificuldades, sem abandonar o barco. A parceria com a UFPI se consolidou e todos nós apenas ganhamos com isso, porque o Salão não é algo para nós, ele corresponde uma vitrine para o estado do Piauí", ressaltou.

Presidente da Fundação Quixote, Cássio Gomes

Para o anfitrião da noite, o Presidente da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Teresina, Evandro Cosme, é uma honra poder participar do SALIPI pelo seu segundo ano consecutivo. "É bom estar perto dos professores, mestres, intelectuais, e pessoas preocupadas com o saber do estado do Piauí. Portanto, em nome da CDL, nós fazemos o registro do quão prazeroso é participar deste evento", pontou.

Presidente da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Teresina, Evandro Cosme

Os convidados que irão palestrar se tratam de personalidades locais e nacionais. Eles desenvolvem trabalhos artísticos e literários, e durante os dez dias de evento proporcionarão à comunidade um diálogo descontraído sobre o processo de composição de seus ofícios. Entre os nomes confirmados, estão Pedro Demo, Thalita Rebouças, Rosália Mourão, Frei Hermínio, Cineas Santos e Tico Santo Cruz.

Evento de lançamento contou com apresentação do humorista João Cláudio Moreno

Em 2015, o SALIPI tem como tema "A leitura nutre a inteligência". A Feira de Livros fará homenagem a três importantes personagens, o historiador Monsenhor Chaves, o escritor goiano José J. Veiga, e o poeta piauiense Hardi Filho. O Salão será realizado entre os dias 05 e 14 de junho, no espaço Rosa dos Ventos da UFPI.

Durante lançamento da 13ª edição do SALIPI

Confira aqui a programação.