O 13º Salão do Livro do Piauí (SALIPI) será sede de um lançamento coletivo promovido pela Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPI. Entre os dias 05 e 14 de junho, 21 livros que abordam diferentes questões relacionadas às diversas áreas do conhecimento serão apresentados durante todo o evento.
A Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado, destacou os avanços que têm permitido um crescimento significativo no número de obras publicadas pela EDUFPI nos últimos anos. "Antes da criação da Superintendência, fato que ocorreu na atual gestão, a EDUFPI tinha uma produção tímida. Para que se tenha uma ideia, em 2013 durante o SaLiPi 10 livros foram lançados. Em 2014, lançamos 14 livros e este ano vamos lançar 21, mas pode ser muito mais até a data do encerramento da feira, pois temos ainda mais 8 livros no prelo. Estamos fazendo um esforço muito grande no sentido de acabar com a demanda reprimida. Encontramos uma fila muita grande de livros a serem publicados. Esta fila está diminuindo significativamente. Outro grande trabalho que está sendo feito é com a melhoria do parque gráfico da UFPI. Fizemos ainda uma reforma na editora e na parte externa da livraria, além disso, a Administração Superior tem nos apoiado em tudo o que é necessário, além de ampliar a equipe da editora. Participações em feiras e bienais, como as bienais de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Ceará, entre outras. Atualmente, a equipe melhorou com editora executiva e mais um técnico administrativo. Vamos agora planejar os próximos lançamentos", declarou.
Para o professor Ricardo Alaggio, Diretor da EDUFPI, o Salipi é o evento mais importante da difusão do livro no Piauí. "O Salipi é um grande momento para a divulgação das obras da EDUFPI, porque além de ser um período em que há um maior número de vendas e maior contato com o público é, também, um o momento em que, todo os anos, reservamos para fazer os lançamentos de obras importantes não só para o público acadêmico, mas para toda a comunidade intelectual do Piauí", explicou.
Ricardo Allagio explicou, ainda, que 90% dos livros publicados pela editora são voltados para temática sobre o Piauí. "A maioria dos nossos autores publicam livros que visam a realidade piauiense e esse é um grande momento para divulgação dessas obras que falam dessa realidade. O que a gente nota ao longo das edições do Salipi, é que o público tem uma demanda por obras de temáticas piauienses. Atualmente, 90% das obras que publicamos saem de produções de professores dos cursos de mestrados e doutorados da UFPI", informou.
Segundo informações divulgadas pela organização do Salipi, o evento deste ano prestará uma homenagem póstuma ao poeta Hardi Filho (1934-2015), que veio para o Piauí ainda jovem e fundou raízes familiares. O poeta iniciou sua carreira com a obra "Cinzas e Orvalhos" (1964), com uma linguagem meridianamente simbólica e clássica o autor percorreu até o modernismo. Sua maior luta era para que a paixão pela arte fosse transmitida cada vez mais forte às novas gerações. Hardi Filho foi ainda membro da Academia Piauiense de Letras e jornalista profissional.
Conheça, abaixo, a mostra de obras a serem lançados no SALIPI:
1 - Estudos de História do Piauí
Odilon Nunes
2- Guia Ilustrado de Anfíbios e Répteis de Picos-Piauí
Ronildo Alves Benício e Mariluce Gonçalves Fonseca (organizadores)
3- Biologia Molecular
Sérgio Emílio dos Santos Valente (organizador)
4 - Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento no Tópico Ecotonal do Nordeste.
Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente - José de Ribamar de Sousa Rocha, Roseli Farias Melo de Barros e José Luís Lopes Araújo (Organizadores).
5- Desenho para moda: corpo humano, roupas e acessórios.
José de Ribamar Santos Costa Junior.
6- História & Literatura
João Kennedy
7- Dewey e Rorty
Edna Nascimento
8- Literatura Piauiense
Francisco Miguel de Moura
9- Balaios e Bem-te-vis
Claudete Maria Miranda Dias
10- A Construção de um Santo Popular: Caso Motorista Gregório
Iure Parente Aragão
11- Guia de Normatização para apresentação de trabalhos acadêmicos-científico-profissionais
Maria Vilani Soares
12- Do social ao cultural: Histórias
Mairton Celestino
13- Escravidão Negra no Piauí e Temas conexos
João Kennedy
14- Autonomia e Controle das Agências Reguladoras
Monique Menezes
15- PT Piauí 1980-2006: Trajetória e Mudança na Estrutura Organizacional
Cláudio Vasconcelos
16- Temas de Direito
Nelson Juliano Matos e Adriana Siqueira
17- Homossexualidades e Ciências
Solimar Lima e Francisco Júnior
18- Jornada de João Velho do Valle
João Renôr
19- Atores Partidarios e Entrada Estratégica em competição eleitoral de múltiplas arenas
Valter Rodrigues de Carvalho
20- Formação Docente e Prática Educativa: percursos e pesquisas
José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho
21- Em busca da geração perdida
Vanessa Negreiros