Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor do CTT/UFPI defende tese de doutorado na USP

Professor do CTT/UFPI defende tese de doutorado na USP

O Prof. José Valdemir dos Reis Junior, docente do Colégio Técnico de Teresina (CTT), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), defendeu sua tese de doutorado na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). A tese intitulada "Sistemas Inteligentes Aplicados às Redes Ópticas Passivas com Acesso Múltiplo por Divisão de Código OCDMA-PON" propôs uma nova metodologia para solução de problemas das variações de Temperatura nas Redes Ópticas Passivas (PON).

Prof. Dr. José Valdemir dos Reis Junior (ao centro) com os professores da banca de defesa

A banca de defesa foi composta pelo orientador Prof. Dr. Ben-Hur Viana Borges (EESC-USP); Prof. Amílcar Careli César (EESC-USP); Prof. Dr. Fabio Renan Durand (UTFPR); Prof.ª Dr.ª Heloisa de Arruda Camargo (UFSCar); e Prof. Dr. Rogerio Andrade Flauzino (EESC-USP).

O Prof. Dr. José Valdemir dos Reis Junior explica que desenvolveu duas novas propostas de técnicas, utilizando sistemas inteligentes, mais precisamente, Controladores Lógicos Fuzzy (FLC) aplicados nos transmissores e nos receptores das Redes Ópticas Passivas baseadas na técnica de Acesso Múltiplo por Divisão de Códigos (OCDMA-PON), com o objetivo de mitigar os efeitos de variação de temperatura.

Os resultados das simulações mostram que o desempenho da rede é melhorado quando as abordagens propostas são empregadas, permitindo acomodar mais usuários com menores taxas de erros. Ainda neste trabalho, foi apresentada uma nova técnica de classificação de códigos OCDMA, com o uso de redes neurais artificiais, importante para que o sistema de gerenciamento da rede possa oferecer uma maior segurança para os usuários.

Parte dos resultados apresentados estão disponíveis na revista OSA Publishing, confira