Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > I Fórum de Engenharia de Pesca com ênfase na aquicultura de base ecológica

I Fórum de Engenharia de Pesca com ênfase na aquicultura de base ecológica

A Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Profa. Dra. Nadir Nogueira, em visita ao Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba, esteve presente no "I Fórum de Engenharia de Pesca com ênfase na aquicultura de base ecológica", realizado no auditório do Sesc Avenida.

O evento teve por objetivo discutir ações ligadas à aquicultura de forma sustentável. Na ocasião, a Vice-Reitora da UFPI destacou a importância da realização de eventos que tenham essa sensibilidade, reafirmando o compromisso da UFPI em apoiar iniciativas dessa natureza.

Vice-Reitora e demais convidados durante realização do evento

"A nossa Universidade cresce buscando a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, buscando também a internacionalização necessária para que possamos avançar mais. Este evento irá para os anais da Universidade. São ações concretas como esta que mostram o compromisso da UFPI com a população piauiense. Parabéns por estarem trabalhando de maneira consorciada. Trabalhar em rede não é fácil, isso requer do gestor uma capacidade de articulação muito grande, e isso vocês estão demostrando ter. Essa oportunidade que estamos tendo de trabalhar com temas ligados à aquicultura é um momento ímpar, é um momento que deve ser aproveitado ao máximo, para que assim, possamos construir uma rede sustentável", afirmou a Profa. Dra. Nadir Nogueira.

Profa. Dra. Nadir Nogueira destaca importância do evento

O prefeito da cidade de Parnaíba, Florentino Neto, frisou a importante parceria entre a Prefeitura de Parnaíba e a Universidade Federal do Piauí. "Não é a primeira vez que eu digo que algo muito diferente está acontecendo em Parnaíba. E o que está acontecendo de mais importante nesta cidade, é o que está acontecendo na Universidade Federal do Piauí. Porque as organizações estão trabalhando, estão buscando desempenhar ideias, desempenhar suas competências, cumprindo com a sua missão institucional, e isso resulta em uma melhoria para a vida da população. A Universidade produz conhecimento, produz desenvolvimento e isso é algo que efetivamente a população irá sentir agora, mas principalmente, a Universidade tem a capacidade de lançar as bases do desenvolvimento futuro", disse.

Prefeito de Parnaíba, Florentino Neto

O Prof. Dr. Josenildo Souza relembrou o processo de nascimento do projeto, frisando a imensa satisfação de estar irmanado em uma mesma causa do desenvolvimento territorial. "Nós fomos provocados pela rede de territórios do Piauí, para que pudéssemos apresentar uma proposta de projeto no âmbito de um edital CNPQ para a gestão territorial. Aceitamos fazer o projeto, com a ressalva de que ele fosse feito a várias mãos. Assim, juntando nossos esforços e trazendo pessoas novas para mesclar experiências, objetivamos consolidar um time de pessoas capazes de assumir os processos como um todo".

Prof. Dr. Josenildo Souza

O evento também contou com a presença do Diretor do campus da UFPI em Parnaíba, Prof. Dr. Alex Marinho; do prefeito de Murici dos Portelas, Ricardo Sales, presidente do Consórcio Regional de Desenvolvimento da Planície Litorânea Piauiense (COREDEPI); e de demais colaboradores do COREDPI.