Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI defende tese e ganha cargo de Titular

Professor da UFPI defende tese e ganha cargo de Titular

Prof. Dr. Francisco de Assis Veloso Filho em companhia dos membros da banca avaliadora

A Coordenação do Curso de Geografia, do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), promoveu nesta quarta-feira (06) a sessão de defesa de tese elaborada pelo Professor Francisco de Assis Veloso Filho, como parte do processo de progressão funcional para o cargo de Professor Titular. Trata-se do primeiro processo de progressão para este nível da carreira no CCHL.

Presidiu a banca de avaliação o Prof. Dr. José Gerardo Beserra de Oliveira e atuaram como membros os professores Dr. Edson Vicente da Silva; Dr. Luiz Botelho Albuquerque, todos do quadro de docentes da Universidade Federal do Ceará (UFC); e o Prof. Dr. Marcos José Nogueira de Souza, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A tese defendida, "Análises geográficas do espaço regional: interpretações conceituais e estudos aplicados no Brasil", teve por objetivo levantar as referências conceituais elaboradas para fins de análises da diferenciação do espaço, consideradas ou elaboradas nas análises promovidas pelos profissionais atuantes nessa área, a partir da introdução da Geografia Moderna no país, nas primeiras décadas do século passado.

Considerou também a caracterização de três grandes linhas de estudos geográficos orientados para o espaço regional: regionalizações do território do país para fins de divulgação de estatísticas ou de outros interesses da administração pública; estudos da centralidade e das regiões de influência das cidades; estudos do uso atual ou potencial da terra, de tipologias e de modernização agrícola e estudos geoambientais para o ordenamento territorial.

O trabalho foi discutido e aprovado pela banca que destacou a relevância para fins didáticos no ensino de graduação e sugeriu a publicação na forma de livro.