Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI promove campanha de higienização das mãos

HU-UFPI promove campanha de higienização das mãos

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) está realizando a 1ª Semana de Incentivo à Higienização das Mãos, com uma programação alusiva ao Dia Mundial de Higiene das Mãos, celebrado no dia 5 de maio. As ações, que se estendem até este sábado (09), são dirigidas a funcionários, pacientes e acompanhantes, tendo por objetivo conscientizar sobre a importância da higienização das mãos como forma de prevenir e controlar infecções, além de promover a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.

A programação, de responsabilidade do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Universitário, teve início nesta terça-feira, com palestras no auditório da instituição e divulgação da campanha em diversos setores do hospital.

De acordo com o Chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HU-UFPI, Prof. Dr. Márcio Dênis Medeiros Mascarenhas, o dia 5 de maio foi definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como dia mundial de higiene das mãos para que os serviços de saúde possam desenvolver, localmente, ações que reforcem a higiene das mãos. "Desta forma, nos mobilizamos no HU para que possamos, com medidas simples e possíveis, atuar na prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, gerando um clima de segurança para nossos pacientes e profissionais", ressalta.

O enfermeiro Carlos Alberto Rodrigues, Chefe do Setor de Regulação, esteve presente no lançamento da campanha do HU-UFPI e destacou a importância da iniciativa. "A adesão dos profissionais à higienização das mãos traz um relevante ganho no ambiente hospitalar, visto que as mãos são uma das grandes responsáveis pela disseminação de patógenos, provocando infecção hospitalar. A higienização das mãos com água e sabão ou álcool são medidas simples que reduzem em muito as infecções", disse Carlos.

O Superintendente do HU-UFPI, Dr. José Miguel Luz Parente, afirma que, na atualidade, a higienização das mãos tem ganho prioridade em programas que enfocam a segurança na assistência ao paciente. "A higienização é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde", afirma.

Campanha Higienização das mãos

As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, uma vez que a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto ou indireto, neste caso, entre objetos e superfícies contaminados.

Segundo o Prof. Dr. Márcio Dênis Medeiros Mascarenhas, percebendo a necessidade de aumentar a adesão dos profissionais à pratica da higienização das mãos em suas rotinas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicita uma especial atenção de gestores públicos, administradores dos serviços de saúde e educadores para o incentivo e a sensibilização do profissional de saúde à questão. "Todos devem estar conscientes da importância da higienização das mãos na assistência à saúde para a segurança do paciente e, ainda, para a qualidade da atenção prestada", salienta.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), por meio da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, também tem dedicado esforços na elaboração de diretrizes e estratégias de implantação de medidas visando à adesão à prática de higienização das mãos, englobando a higienização simples, a higienização anti-séptica, a fricção anti-séptica e a anti-sepsia cirúrgica das mãos.

Campanha Higienização das mãos

Devem higienizar as mãos todos os profissionais que trabalham em serviços de saúde, que mantêm contato direto ou indireto com os pacientes, que atuam na manipulação de medicamentos, alimentos e material estéril ou contaminado. As mãos dos profissionais que atuam em serviços de saúde podem ser higienizadas com água e sabão, preparação alcoólica ou anti-séptico.