Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisa sobre o uso de farinha de feijão-caupi é realizada na UFPI

Pesquisa sobre o uso de farinha de feijão-caupi é realizada na UFPI

Alunos do curso de nutrição da universidade federal do Piauí, realizaram, na manhã desta quinta-feira (07) a análise sensorial de pizzas enriquecidas com farinha de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L) Walp). O procedimento faz parte de uma pesquisa coordenada pela Profª. Drª. Regilda Saraiva, que pretende introduzir o ingrediente, rico em ferro, na alimentação diária das pessoas.

O procedimento é desenvolvido a partir da degustação de três pequenas porções de pizza

A análise sensorial é uma etapa da pesquisa que se iniciou em agosto de 2014. O procedimento contou com a degustação de três pequenas porções de pizza, cada porção com concentrações diferentes de farinha de feijão caupi. As pessoas que participam, atribuem nota à cada porção e escolhem uma de sua preferência. A partir do resultado, é feita uma análise dos compostos da receita que obteve maior aceitação.

Débora Sampaio, aluna de nutrição que desenvolve a pesquisa, explica como se deu a escolha do objeto de pesquisa. "Vivemos nessa era de Fast Food, e a pizza é um alimento universal, porém hipercalórico. Escolhemos a farinha de feijão caupi porque ela tem um poder hiperprotéico, então o objetivo é transformar um hipercalórica em hiperproteico".

Débora Sampaio, aluna de nutrição, explica como se deu a escolha do objeto de pesquisa

A Pós-Doutoranda em Alimentos e Nutrição, Amanda Amorim, que, em função da ausência da Professora Regilda Saraiva, supervisiona a análise, fala sobre a importância do laboratório de Análise Sensorial. " Neste laboratório, são realizadas importantes pesquisas, e desenvolvidos alguns produtos inéditos. Nesse caso, como pizza é um produto muito consumido e muito calórico, tenta-se melhorá-lo de alguma forma. As pessoas não vão deixar de consumir pizza, então vamos tentar oferecê-las um produto mais saudável", pontua.

A Pós-Doutoranda em Alimentos e Nutrição, Amanda Amorim, fala sobre a importância do laboratório de Análise Sensorial

Lídia Rocha, aluna do 5º período de Nutrição, conta que já participou de muitos processos como esse, e ressalta sua importância da pesquisa. "Acho essa pesquisas interessantes, porque geralmente são estudados alimentos que vão ser úteis no dia a dia das pessoas. O enriquecimento com a farinha de feijão caupi vai trazer muitos benefícios, principalmente se for consumido por pessoas com deficiência de ferro", afirma.

As análise sensórias de alimentos ocorrem no laboratório do Curso de Nutrição, e qualquer pessoa que tenha entre 18 e 60 anos de idade pode participar.