Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reunião Regional Nordeste do Fonaprace acontece na UFPI

Reunião Regional Nordeste do Fonaprace acontece na UFPI

Entre os dias 6 e 8 de maio, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) sedia a Reunião Regional Nordeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace/Nordeste). O Fórum discute temas da assistência estudantil, lei de cotas, o sistema Enem/Sisu e o impacto sobre a política estudantil.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Na abertura do evento, realizada na noite da quarta-feira (06), no Cine Teatro da UFPI, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, destacou o compromisso que a atual gestão tem em melhorar a assistência estudantil. "Nós assumimos a Reitoria da UFPI há pouco mais de dois anos e neste período nós implantamos um modelo de gestão diferente, tornando a nossa Universidade referência em assistência estudantil. Este trabalho tem crescido a cada ano. Em 2014, foram criados os NAEs, que são núcleos de assistência estudantil nos câmpus fora de sede. A Administração Superior da UFPI tem, portanto, dado total apoio à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, atendendo toda a demanda recebida, para que assim possamos melhorar a assistência estudantil na nossa Instituição", afirmou.

A Profa. Dra. Cristiane Batista, Pró-Reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRAEC), frisou a importância da realização do Fórum e agradeceu ao apoio recebido por toda a Administração Superior da UFPI. "Agradeço a todos que estiveram envolvidos na realização deste evento. Sem o esforço e dedicação de todos, este evento não seria possível. Gostaria de fazer um agradecimento especial aos núcleos de assistência estudantil dos câmpus fora de sede, que implantados no ano passado na UFPI, nasceram do sonho de descentralizar a assistência estudantil e já têm alcançado grandes resultados", disse.

Para o Vice-Coordenador Nacional do Fonaprace, Thompson Lopes (UFPB), "as reuniões regionais funcionam como uma prévia para que possamos discutir e chegar de forma mais amadurecida nas nacionais. Temos a convicção de que nestes dias sairemos daqui com bons encaminhamentos e ideias positivas para que possamos elencar novos caminhos de desenvolver a assistência estudantil de forma geral", destacou.

Vice-Coordenador Nacional do Fonaprace, Thompson Lopes (UFPB)

O acadêmico Merval Pedro Guimarães Neto, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFPI), agradeceu o convite e a oportunidade do DCE estar participando da realização dessa discussão acerca das condições de permanência estudantil na UFPI, destacando o bom diálogo que a atual gestão do Diretório possui com a administração da Instituição e elencando os principais pontos relacionados à assistência estudantil que precisam ser modificados, buscando a melhoria da prestação da assistência aos estudantes.

O Coordenador da Regional Nordeste do Fonaprace, Antônio Gláucio de Souza Gomes (UFCG), pontuou que as reuniões desta Regional têm o intuito de permitir a troca de experiências entre seus membros, levando os principais pontos discutidos para os fóruns nacionais.

Segundo a Vice-Coordenadora da Regional Nordeste do Fonaprace, Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira (UFMA), o Fonaprace tem como principal objetivo defender a assistência estudantil de forma que esta se amplie e se fortaleça, por meio de excelentes e profundas discussões.

A solenidade de abertura do evento contou com a realização da palestra "A Assistência Estudantil no Brasil (antes e depois do PNAES)", proferida pela Profa. Dra. Janeusa Trindade de Souto - UFRN (Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da UFRN; Ex-Coordenadora Nacional do Fonaprace).

Profa. Dra. Janeusa Trindade de Souto