Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do II Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde

Abertura do II Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) e da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), realiza o II Congresso Internacional de Atenção à Saúde. O evento, que tem como objetivo principal a formação em saúde, teve início na última terça-feira (05) e segue até esta quinta-feira (07).

Reitor enfatiza a importância da realização de eventos dessa natureza

Na solenidade de abertura, realizada no Blue Tree Towers Rio Poty (Teresina), o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, frisou que a Instituição tem procurado apoiar eventos deste porte e também eventos de menores dimensões, contribuindo assim, para a ampliação do conhecimento. "Nós achamos importante dar oportunidade para os nossos estudantes e professores de trocar experiências com estudantes e professores de instituições de outros estados e países. Dessa forma, somente no ano de 2014, nós apoiamos mais de 300 eventos, desde semanas acadêmicas a congressos internacionais, como este. Não poupamos esforços, portanto, no sentido de apoiar esses eventos para que possamos dar esta oportunidade de discussão e aprimoramento do conhecimento para a nossa comunidade acadêmica", afirmou.

Profa. Dra. Lis Cardoso Marinho, coordenadora do congresso

Segundo a Profa. Dra. Lis Cardoso Marinho, coordenadora do evento, o congresso proporcionará o aumento de informações e reflexões acerca dos temas trabalhados. "Este congresso permite a seus participantes, mudanças de atitudes acadêmicas e profissionais, que refletirão em um melhor e maior acesso ao usuário do SUS. O NUEPES, em quatro anos de existência, já possui grandes feitos, como a aprovação de projetos a níveis de editais nacionais, o Mestrado em Saúde da Mulher, aprovado recentemente pela Capes, o curso de especialização na modalidade a distância, na área de saúde da família, e hoje, o NUEPES sedia este congresso, que atingiu uma marca de 1.500 inscritos", destacou.

Profa. Dra. Eliana Goldfarb Cyrino, representante do Ministério da Saúde

A Profa. Dra. Eliana Goldfarb Cyrino, representante do Ministério da Saúde, enfatizou que o evento trata de temas essenciais para a melhoria do sistema público de saúde. "Nós estamos construindo no Brasil, um sistema público de saúde, o SUS, que busca a integralidade do cuidado, a promoção da saúde e o enfrentamento de determinantes sociais de problemas de saúde, visando o fortalecimento do SUS que completa 25 anos, sendo ainda um sistema bastante jovem. O Ministério da Saúde tem tido a coragem de desencadear processos bastante complexos que promovem a construção de um novo modelo de atenção básica à saúde e prioriza uma atenção básica de qualidade, com a formação profissional adequada e as necessárias transformações das práticas de saúde. Este congresso trata disso, e é isso que nós precisamos discutir em todo o nosso país", disse.

Abertura do II Congresso de Internacional de Atenção Primária à Saúde

A programação do evento conta com oficinas temáticas e de avaliação, Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), tendo como referência a Atenção Primária, Redes de Atenção e a evidência na saúde. Serão realizadas mesas-redondas com temas específicos e apresentação de trabalhos científicos e de vivências.

Mesa de honra durante solenidade de abertura do evento

O evento conta com a parceria da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde-MS-OPAS e colaboração de representantes de instituições acadêmicas, do Ministério da Saúde, das Secretarias Estaduais de Saúde do Piauí, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e da Fundação Municipal de Saúde.

Mais informações aqui.