Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > II Simpósio de Fisioterapia Aquática recebeu pesquisadores renomados

II Simpósio de Fisioterapia Aquática recebeu pesquisadores renomados

A Universidade Federal do Piauí acolheu, no campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba, o II Simpósio de Fisioterapia Aquática. As atividades tiveram início na tarde da última sexta-feira (30) e seguiu até o dia 2 de maio e teve como objetivo oportunizar o intercâmbio de conhecimentos entre os profissionais e acadêmicos de fisioterapia, possibilitando a divulgação do que tem sido realizado de mais inovador na fisioterapia aquática, e também, contribuir para a divulgação do conhecimento entre os profissionais Fisioterapeutas do Estado, cumprindo com o papel social e relevância acadêmica da UFPI no contexto local.

Estudantes que tiveram os trabalhos premiados.

Durante a programação do Simpósio, houve premiações de trabalhos apresentados, dois na modalidade oral intitulados "Efeitos da Fisioterapia Aquática sobre a Variabilidade da FC e PA" apresentado pela aluna Kyvia Naysis de Araújo Santos (1º lugar) e "Fisioterapia Aquática em Pacientes com Osteorartrite" apresentado pela aluna Iara Cunha Silva (2º lugar), um na modalidade pôster intitulado "Programa de Reabilitação em Fisioterapia Aquática no PO de Reconstrução de LCA: estudo de caso" apresentado pelo aluno Paulo Renato Moraes do Nascimento (3º lugar).

Alunos que participaram da organização do evento

O Simpósio, idealizado pelo prof. Rodrigo Amorim e contou com a participação dos alunos do curso de fisioterapia, contou com a participação e colaboração de renomados profissionais da área, apoio do setor de comunicação social da UFPI, da direção do Campus e da coordenação do curso.

Fisioterapia Aquática é reconhecida

Simposistas participam de minicurso de fisioterapia aquática.

A Fisioterapia Aquática foi recentemente reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) como especialidade do Fisioterapeuta. Essa modalidade de Fisiotrapia constitui um conjunto de técnicas terapêuticas fundamentadas no movimento humano, neurofisiologia, biomecânica, anatomia e propriedades da água. É a fisioterapia na água, ou a prática de exercícios terapêuticos em piscina, associada ou não a manuseios, manipulações, hidromassagem e massoterapia.