PPGAArq promove encontro de Antropologia e Arqueologia

O Programa de Pós Graduação em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Piauí, divulga o Encontro de Antropologia e Arqueologia: Dinâmicas Sociais Contemporâneas no Campo.

O evento acontecerá no dia 4 de maio no Auditório Noé Mendes no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). E está sendo promovido pelo CAPES através do Programa de Cooperação Acadêmica PROCAD-NF CPDA/UFRRJ e PPGAArq/UFPI.


Confira a programação:


09:00 - Lançamento do Curta-metragem "CASAMENTO NO QUEIMA"
Direção May Waddington

Apresentação Sandra Maria Fontes de Moraes Amorim:

"Os gêneros do Discurso na Perspectiva Dialógica da Linguagem em ‘Casamento no Queima'"
Graduada em Letras e Jornalismo, com Pós Graduação em Linguística, IFPI

09:30-Conferência:

"Repensando as Relações Entre Natureza e História"
Professor Doutor JOSÉ AUGUSTO PÁDUA - IFHCS/UFRJ

10:30 - Mesa Redonda - "IDENTIDADES, RURALIDADES E ETNICIDADES"
Coordenação: Professora Drª. May Waddington Telles Ribeiro - PPGAArq
Debatedora: Professora Drª. Valéria Silva - PPGAArq

- Professora Doutora Eli de Fátima Napoleão de Lima -
"Identidades sociais, saberes e indagações contemporâneas"

Doutora em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA/UF Rural RJ (2002), mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA/ UF Rural RJ (1987) e graduada e licenciada em História pelo IFCS/UFRJ (1978). Atualmente é professora associada II do CPDA/ UF Rural RJ, é membro do Conselho Editorial da Revista Estudos Sociedade e Agricultura e professora colaboradora no Laboratório de Estudos do Tempo Presente/IFCS/UFRJ. São seus temas as interpretações sobre as raízes agrárias da formação social brasileira; o mundo rural e nação em representações literárias; novas ruralidade/novas identidades; a questão regional; e a Amazônia

- Professor Doutor José Augusto Pádua -
"A questão da territorialidade no olhar da história ambiental".

Professor do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o Laboratório de História e Ecologia. É doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, com pós-doutorado em História pela University of Oxford (Inglaterra). Desde 2010, é presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ambiente e Sociedade (ANPPAS) e faz parte do comitê editorial da revista Ambiente e Sociedade. É membro da equipe de criação do Museu do Amanhã (Fundação Roberto Marinho, Rio de Janeiro). Faz parte do conselho editorial das revistas "Environment & History", "Conservation and Society", "Ecologia Política" e "Manguinhos - História, Ciências, Saúde" Entre 1991 e 1996, foi diretor da área de Florestas/Biodiversidade da Greenpeace na América Latina. Como especialista em história e política ambiental proferiu cursos, palestras e participou de trabalhos de campo em mais de 40 países. Publicou vários trabalhos dentro e fora do Brasil, dentre os quais o livro  -Um Sopro de Destruição: Pensamento Político e Crítica Ambiental no Brasil Escravista 1786/1888 (Rio de Janeiro, 2002). Recentemente foi co-organizador do livro Environmental History: As If Nature Existed (Oxford, 2010) e publicou o artigo "As Bases Teóricas da História Ambiental" (Estudos Avançados, n. 24-68, 2010).

- Professora Doutora Claudete Dias -
"Histórias esquecidas, identidades camufladas"

Historiadora, pesquisadora, professora e ambientalista, tem Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Piauí (1970/1973); Especialização e Mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (1980/1985); Doutorado em História Social, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994/1999); doutorado-sanduíche em História social comparada pela Escola de altos estudos em ciências sociais de Paris (1996/1997); Pós-doutorado em História Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2003) e pela Escola de altos estudos em ciências sociais de Paris (2004). Em 1978 começou a careira de professora universitária no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com vínculo empregatício até 1990. Quando se transferiu para a Universidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Geo-História até maio de 2007, data em que se aposentou como Professora Associada I. Com área de interesse voltada para História social e cultural, desenvolve pesquisas em torno de temas como Colonização e Povoamento, Povos nativos (índios), Movimentos sociais do século XIX, Independência do Brasil e do Piauí, Historiografia Brasileira, Meio ambiente e História a Arqueologia. Tem artigos publicados em periódicos nacionais e locais além de livros autorais e em obras coletivas, já tendo sido agraciada com prêmios nacionais, condecorações e comendas do Estado.