Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI sedia 10º Congresso Piauiense Científico da FIEP

UFPI sedia 10º Congresso Piauiense Científico da FIEP

Entre os dias 29 de abril a 02 de maio, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi sede do 10º Congresso Piauiense Científico da Federação Internacional de Educação Física (FIEP). O evento ocorreu no Setor de Esportes da Instituição.

Abertura do 10º Congresso da FIEP

Com o objetivo de promover a cooperação técnica e didática entre os profissionais e estudantes das instituições de ensino e as diversas áreas do conhecimento, por meio da consolidação da atividade física, recreativa, social e inclusiva de várias gerações, o evento esteve aberto para pessoas ligadas aos cursos de Educação, Fisioterapia, Pedagogia, Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Turismo, Educação Artística, técnicos desportivos, bailarinos, dançarinos, personais e áreas afins.

Mesa de honra da solenidade de abertura do evento

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e a Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, estiverem presentes na solenidade de abertura do evento, realizada no Setor de Esportes. Na ocasião, o Reitor destacou que a atual gestão tem apoiado eventos que possibilitam o intercâmbio dos professores e alunos da UFPI com outras instituições, tanto nacionais como internacionais. "Ano passado, por exemplo, nós apoiamos mais de 300 eventos, desde semanas acadêmicas a congressos internacionais. A nossa postura continua sendo a de dar apoio, pois consideramos de suma importância essa troca de conhecimentos", afirmou.

Prof. Dr. José Arimatéia fala da importância da realização de eventos dessa natureza

Além dos 15 cursos ministrados pelos mais reconhecidos professores do Piauí e de outros estados, durante os quatro dias de evento, foram realizadas a 1ª Mostra de Dança da FIEP-PI e a 1ª Corrida de Rua do Congresso. Outra novidade deste ano foi o Camping, para os congressistas de Teresina e de outros municípios que optem por ficar acampados no local do evento. A organização disponibilizou uma área para as barracas e a estrutura de vestiários e banheiros do próprio Setor de Esportes da UFPI, além de barracas com lanches e refeições.

Os cursos trabalharam temas atuais e instigantes e aconteceram em horários variados das 7h30 até às 22h, possibilitando aos congressistas a opção de se inscreverem em mais de um curso oferecido. Houve também apresentação de trabalhos. Os participantes puderam apresentar em forma de artigo, pôster e temas livres orais.

A Prof.ª Leonor Palha Dias, Delegada Regional da FIEP no Piauí, falou sobre os dez anos do Congresso FIEP no estado. "Estamos comemorando dez anos do Congresso FIEP, e isso representa para todos nós a resistência, o compromisso, a durabilidade e a resiliência de um grupo de profissionais que durante uma década assumiu o compromisso de buscar o desenvolvimento profissional, conquistar espaço e reconhecimento no mercado de trabalho", disse.