Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > LAGO/UFPI promove palestra sobre Petróleo

LAGO/UFPI promove palestra sobre Petróleo

O Laboratório de Geoquímica Orgânica (Lago), da Universidade Federal do Piauí receberá entre os dias 11 e 16 de maio, o Prof. Dr. René Rodrigues (UERJ, Petrobras), que ministrará a palestra intitulada: Petróleo: Presente e futuro - Novas fronteiras exploratórias e minicurso sobre geologia do Petróleo e Bacia Sedimentar do Parnaíba.

O professor René Rodrigues é doutor em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Atuou como geólogo na Petrobrás, entre 1962 e 2001, e como professor adjunto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, entre 2002 e 2007. Trabalhou por dez anos na região amazônica em campo e como responsável pelo laboratório de Sedimentologia. Em 1971, época de construção do Cenpes, foi para o Rio de Janeiro implantar a área de Geoquímica. Em 1998, implantou o laboratório de estratigrafia química, onde trabalhou até a aposentadoria, em 2001. Atualmente, exerce a função de Pesquisador Visitante junto ao Programa de Formação de Recursos Humanos (PRH17), Convênio ANP/UERJ, desde 2008. Tem experiência na área de Geologia de Petróleo, com ênfase em geoquímica orgânica para petróleo, estratigrafia química e Análise de Bacias.

Programação do evento:

Dia 11 - Segunda-feira
10h - Visita a Fundação Cultural Cristo Rei (museu), com presença do Reitor e alunos do LAGO
14h - Palestra Aberta no Auditório da Química;
Tema: Petróleo:Presente Futuro;

Dias 12 e 13 - Terça e Quarta
Minicurso sobre Geologia e/ou Geoquímica, focando Bacia do Parnaíba.

Dias 14 e 15 - Quinta e Sexta
Visita ao Parque Nacional Sete Cidades (200 km), seguindo para a cidade de Pedro II.

O evento faz parte da Semana de Geoquímica Orgânica.