Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU promove divulgação de aplicativo para acompanhamento de incidentes

HU promove divulgação de aplicativo para acompanhamento de incidentes

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), por meio do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, está realizando, no período de 13 a 30 de abril, ampla divulgação do aplicativo de Vigilância em Saúde e Gestão de Riscos (Vigihosp), software desenvolvido para informatizar o acompanhamento de notificações de incidentes e queixas técnicas nos hospitais.

Divulgação de aplicativo para acompanhamento de incidentes

De acordo com o Chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HU-UFPI, Prof. Dr. Márcio Dênis Medeiros Mascarenhas, a atividade de divulgação consiste na visita aos diversos setores do hospital para demonstração de como notificar e operacionalizar o sistema de notificação, incluindo a distribuição de folders explicativos e orientações para sanar dúvidas dos funcionários.

A enfermeira Maria do Socorro Rêgo, do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HU-UFPI, explica que a iniciativa de divulgar amplamente o software visa "ao aumento das notificações, à melhoria dos processos assistenciais e à implantação de uma cultura de segurança na assistência ao paciente".

Enfermeira Maria do Socorro Rêgo

Socorro Rêgo explica que um dos pontos positivos é a agilidade da notificação. "Qualquer funcionário do HU pode usar o software e fazer a notificação. A notificação será enviada a um investigador do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, que colherá dados sobre o incidente, tomando as devidas providências", destaca.

Projeto Vigihosp

A implantação do software Vigihosp é uma iniciativa da sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio de uma parceria entre a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) e a Diretoria de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (DGPTI). O programa é fruto da tese de doutorado da Chefe de Serviço de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente da Coordenadoria de Gestão Clínica da DAS, Helaine Capucho. Sua primeira versão foi desenvolvida no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP).

Para a Ebserh, o aplicativo foi adaptado, tendo o seu escopo de monitoramento ampliado, com a adição de novas fichas de notificação, um módulo de investigação e ações online e um módulo de emissão de relatórios gerenciais em tempo real.