Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Programa Expedições da TV Brasil entrevista professores da UFPI
Início do conteúdo da página

Programa Expedições da TV Brasil entrevista professores da UFPI

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Equipe da TV Brasil durante a gravação do Programa Expedições.

A Universidade Federal do Piauí recebeu a equipe de reportagem do programa Expedições, exibido pela TV Brasil. Com estreia prevista para o segundo semestre, o primeiro programa da temporada será o Expedições: Sete cidades. Para a edição do programa, os repórteres visitaram o Centro de Ciências da Natureza (CCN), e entrevistaram a Profª. Drª. Maria Conceição Lage e o Prof. Dr. Antonio Alberto Jorge Castro para saber as peculiaridades do Parque Nacional de Sete cidades.

Professora Dr. Conceição Lage

Com doutorado em Arqueologia, Antropologia e Etnologia, e estudos com ênfase em Arqueometria e Conservação de Arte Rupestre, a professora Maria Conceição Lage foi a primeira a ser entrevistada. Lage explicou sobre os pigmentos pré-históricos e intervenção de conservação dos sítios arqueológicos localizado no Parque Nacional Sete Cidades e comentou sobre a importância da divulgação do Parque no programa de TV. "O Piauí é rico em patrimônio arqueológico que está sendo estudado na graduação, mestrado e grupos de estudos. Ao mostrar essa riqueza, podemos conseguir o desenvolvimento para esse Estado", afirma.

Professor Dr. Antonio Alberto Jorge Castro, doutor em Biologia Vegetal

Durante a gravação do programa, o outro entrevistado, o professor Antonio Alberto Jorge Castro, doutor em Biologia Vegetal, conversou com a equipe do Expedições sobre a Biodiversidade do Cerrado predominante na área do Parque de Sete Cidades. "A vegetação da parte setentrional do Piauí é diferenciada em relação à vegetação brasileira. Especialmente na região norte do Estado, concentra-se o maior foco de transição do Cerrado, que recebe influência da amazônia, da caatinga e dos cerrados do planalto central. E o Parque Nacional é a única unidade e proteção integral dessa região", explica.

 

Programa Expedições

Professor Dr. Alberto Jorge durante a gravação do Programa Expedições.

O Expedições é uma série de documentários de 30 minutos de duração formatados para televisão com o objetivo de conquistar os lugares mais especiais do Brasil abordando as populações, costumes, cultura, meio ambiente, história e antropologia. Ao longo dos 20 anos de atuação, o programa contemplou várias unidades de conservação. E na próxima temporada que vai ao ar no segundo semestre serão exibidos 32 programas que exploraram as belezas das regiões norte, nordeste, centro-oeste e sudeste do país. "O programa Expedições tenta ao máximo mostrar o conhecimento pelo Brasil inteiro. Ele acaba sendo um programa de pesquisas que concilia conhecimento e, claro, um pouco de aventura e beleza", comentou o diretor do programa, Lucas Saldanha.

O Parque Nacional de Sete Cidades

Foto Programa bioTEN (Programa de Biodiversidade do Trópico Ecotonal do Nordeste).

O Parque Nacional de Sete Cidades é uma das áreas focais do Projeto "Alvos de Biodiversidade (Espécies e Ecossistemas) nas Áreas Setentrionais e Meridionais do Piauí: Cerrados Marginais, Complexo Vegetacional de Campo Maior, Florestas Estacionais de Transição e Ecótonos", do Departamento de Biologia/CCN/UFPI, através do Programa bioTEN (Programa de Biodiversidade do Trópico Ecotonal do Nordeste).

O Parque Nacional de Sete Cidades foi criado em 1961, para dar proteção aos monumentos geológicos, ao patrimônio arqueológico, a vegetação típica de transição entre os ecossistemas do Cerrado e da Caatinga com representantes da fauna e flora adaptados à região. Está localizado ao norte do estado do Piauí, com área de 6.221 ha. fica a 206 km de Teresina. O acesso ao Parque pode ser feito pela BR 343 ou pela BR 222. O clima é tropical, com temperatura média de 25º C, sendo o período mais seco entre junho e dezembro.

Confira o vídeo: 

 

Fim do conteúdo da página