Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Diretora do CCN participa de Banca de Doutorado na Universidade de Coimbra

Diretora do CCN participa de Banca de Doutorado na Universidade de Coimbra

A Diretora do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Profª. Drª. Maria da Conceição Lage, participou de uma banca de Doutorado na Universidade de Coimbra, em Portugal, no dia 31 de março. Na ocasião, a diretora também proferiu uma palestra Intitulada "Arqueoquímica e Conservação de Arte Rupestre" para os alunos da Pós-graduação em Arqueologia.

O trabalho defendido durante a banca trata de um projeto que visa ensinar crianças e jovens a utilizarem o conhecimento proporcionado pela Arqueologia de modo que os levem a valorizar a cultura local e regional, baseando-se na tese de que o conhecimento promove os indivíduos e dá coesão às comunidades. A tese intitulada "Arqueologia Social Inclusiva: A Fundação Casa Grande e a Gestão do Patrimônio Cultural da Chapada do Araripe-Ceará-Brasil" foi defendida pela estudante Rosiane Limaverde, que recebeu aprovação com nota máxima do júri.

Diretora do Centro de Ciências da Natureza Conceição Lages, na banca de Doutorado na Universidade de Coimbra.

A palestra ministrada pela diretora Conceição Lage baseou-se no Projeto de Produtividade e Pesquisa do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico) que é feito na UFPI, com a utilização da Arqueoquímica (entrelaçamento da Química com a Arqueologia, na necessidade de estudar os vestígios deixados, na sua grande maioria já em estado de deterioração pela ação da natureza, eventualmente do próprio homem ou de ambos), além de trabalhar também com a conservação da arte rupestre.

Para a diretora, essa foi uma maneira de estreitar os laços entre a UFPI e a Universidade de Coimbra, podendo futuramente haver programas de intercâmbio entre as duas Instituições. "Foi gratificante palestrar e participar dessa banca em uma universidade tão tradicional como a de Coimbra, além disso, foi possível ampliar fronteiras da UFPI com universidades fora do país, buscando uma futura parceria entre ambas para ampliar o conhecimento através de intercâmbios internacionais", frisou.