Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Solenidade de acolhimento dos médicos do Provab e Mais Médicos

Solenidade de acolhimento dos médicos do Provab e Mais Médicos

Solenidade foi promovida no auditório de Biologia

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (17), a cerimônia de recepção dos novos médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) e do Mais Médicos. O evento promovido pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES), foi realizado no auditório do Curso de Biologia.

Mesa de abertura do evento

Na ocasião estiveram presentes, a Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; a Coordenadora estadual do programa de provisão do Provab e Mais Médicos, Maria Idivanir Braga; o Diretor da Diretoria de Unidade e Vigilância de Assistência à Saúde (DUVAS), Herlon Guimarães; a Coordenadora de Atenção Básica, Luciana Sena; a Representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), Auridene Freitas Tapety; a Coordenadora de equipe pedagógica nacional do Provab, Vânia Fernandes; o Representante do Ministério da Saúde; Mariano Neto; e o Tutor estadual do Mais Médicos, José Ivo Pedrosa.

Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira

Segundo a Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, a Universidade tem o papel pedagógico de ensinar o jovem médico na prevenção da saúde. "Não podemos formar na perspectiva da doença, mas temos que trabalhar o médico na prevenção e promoção da saúde. Então a ação do Provab e do Mais Médicos, que realiza o acolhimento destes novos profissionais é para trabalhar questões que envolvam metodologias, abordagens diferentes, e para que sejam utilizadas no momento de atuar na atenção básica da saúde", destacou.

Coordenadora do NUEPES, Prof.ª Dr.ª Lis Cardoso Marinho

De acordo com a Coordenadora do NUEPES, Prof.ª Dr.ª Lis Cardoso Marinho, os editais do Mais Médicos e Provab, entre os anos de 2012 a 2014, eram emitidos separados, mas em 2015 o Ministério da Saúde modificou, juntando os dois documentos. "O encontro de hoje tem o objetivo de esclarecer as dúvidas dos médicos ingressantes nos programas, fazer a leitura de portarias e a forma como irão atuar durante o ano", ressaltou.

O Provab e o Mais Médicos são programas direcionados à atenção básica e têm como função levar o profissional médico a localidades que não dispõem do mesmo. O valor da remuneração é o mesmo (R$10 mil) nos dois programas. Porém, o PROVAB possibilita a participação por apenas um ano e oferta bonificação de 10% nas provas de residência médica, o que não se aplica aos participantes do Mais Médicos.