Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor Dr. Nelson Maculan Filho recebe título "Doutor Honoris Causa"

Professor Dr. Nelson Maculan Filho recebe título "Doutor Honoris Causa"

A cerimônia de concessão do título de "Doutor Honoris Causa" ao Professor Dr. Nelson Maculan Filho, foi realizada no Salão Nobre da Reitoria , contou com a presença do Reitor Prof. Dr. Arimatéia Dantas Lopes, da Vice-Reitora Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, Conselho Universitário, superintendentes, docentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), diretores de centros, além de ex-alunos, amigos do homenageado e estudantes.

Reitor da UFPI, Pro. Dr. Arimtéia Dantas Lopes

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Presidente do Conselho Universitário, ressaltou a contribuição dada pelo professor Dr. Nelson Maculan Filho ao ensino do país, quando assumiu a Secretaria de Educação Superior (SESu), onde colaborou para a expansão e interiorização da UFPI, por conta do Reuni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), quando as universidades ampliaram a oferta de vagas. "A contribuição que ele deu para a ciência, a educação e para as Instituições de Ensino Superior do Brasil é inestimável, portanto é um título muito merecido pelo que ele fez pelo país e também pela Universidade Federal do Piauí", declarou.

Vice-Reitora da UFPI, Pro.ª Dr.ª Nadir Nogueira

A Vice-Reitora Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, ressaltou a importância do reconhecimento dado ao trabalho do homenageado , que inclui o Ensino à Distância. Em 2014, foi ofertado pela UFPI o maior edital de Ensino à Distância com 6.825 vagas dando oportunidade aos jovens ingressarem no Ensino Superior. "É um momento histórico na Universidade, do reconhecimento do professor, do pesquisador, do cidadão, de um homem preocupado com a inserção social", destacou.

O Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes foi autor da proposta da concessão do título de " Doutor Honoris Causa " para o professor Dr. Nelson Maculan Filho. A proposta foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário.

Prof. Dr. Gildásio Guedes- Diretor do CEAD/UFPI

Para o homenageado, o retorno ao Câmpus de Teresina o fez perceber os avanços na Instituição de Ensino. Destacou a importância dos Câmpus Fora de Sede, tanto para evitar os elevados custos de manutenção de estudantes longe dos seus locais de origem, quanto para tornar os municípios polos de educação. Ressaltou o grande valor da pesquisa na academia, pois outros espaços além da sala de aula devem ser explorados para a  formação dos alunos.

Professor Dr. Nelson Maculan Filho e o Reitor da UFPI, Pro. Dr. Arimtéia Dantas Lopes

O professor Dr. Nelson Maculan Filho, disse que receber a honraria da Universidade Federal do Piauí é motivo de muita alegria e emoção. "Eu acho um reconhecimento ao trabalho que nós fizemos, isso é importante. Quem não quer ser reconhecido? Eu sou um pesquisador de muito tempo, sou mais educador e acredito que é importante levar a educação, desde a creche até o pós- doutorado, que é um sistema. Não existe País grande, não só com pós-graduação ou com creche. Tem que ter tudo", disse.

Mais informações sobre o Professor Dr. Nelson Maculan Filho

Graduado em Engenharia de Minas e Metalurgia pela Escola Nacional de Minas de Ouro Preto (MG), Nelson Maculan Filho concluiu mestrado em Estatística Matemática, pela Faculdade das Ciências da Universidade de Paris, e doutorado em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Obteve o Diploma de Habilitação para Dirigir Pesquisas em Matemática da Decisão, pela Universidade Paris-Dauphine (Paris IX), e a livre-docência em Otimização, pela UFRJ, onde iniciou a carreira de docente, lecionando no Instituto de Matemática e no COPPE. Depois, tornou-se professor titular do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação do COPPE/UFRJ, onde atua até hoje nas áreas de Programação Matemática, Otimização Combinatória e Computação Científica. Lecionou também, como professor visitante, em várias instituições de ensino e pesquisa no Canadá, nos EUA e na Itália.

Professor Dr. Nelson Maculan Filho

Ao longo dos anos, ocupou diferentes cargos de administração acadêmica, como os de Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), coordenador da área de Ciência da Computação da Capes, Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) e Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Dentre os prêmios e distinções que coleciona estão: Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo - grau de Comendador, Medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico - grau de Comendador, Medalha COPPE-UFRJ Giulio Massarani do Mérito Acadêmico, Professor Honoris Causa da Universidade Federal de Lavras e Medalha Bernardo Pereira de Vasconcelos, Medalha Carlos Chagas Filho de Mérito Científico (Brasil); Cavaleiro da Ordem das Palmas Acadêmicas (concedida pelo Primeiro Ministro da República Francesa), Palestrante Distinto da IFORS, Doutor Honoris Causa da Universidade Nacional Maior de San Marcos (Lima - Peru), Doutor Honoris Causa da Universidade de Paris 13 (França), Doutor Honoris Causa da Universidade Ricardo Palma (Lima - Peru), Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito (Paris - França).

Foi promovido à Classe da Grã-Cruz, na Ordem Nacional do Mérito Científico, por suas contribuições prestadas à Ciência e Tecnologia, Ciências da Engenharia. Recebeu, ainda, o Prêmio Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação e a Medalha do Mérito Universitário, concedida pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.