Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe prêmio do Desafio da Sustentabilidade do MEC

UFPI recebe prêmio do Desafio da Sustentabilidade do MEC

(Fotos: Isabelle Araújo/MEC)

"Essa conquista mostra a importância do engajamento e da união da comunidade acadêmica da UFPI em prol de um objetivo comum: o crescimento da nossa Instituição", afirmou o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, após a premiação do Projeto Desafio da Sustentabilidade do Prêmio Ideia do MEC, na manhã desta quarta-feira (15). O prêmio, de primeiro lugar para UFPI, foi entregue pelo Ministro da Educação Renato Janine e pelo Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Educação, Wagner Vilas Boas, no Congresso Internacional de Gestão da Inovação no Setor Público (CIGISP), em Brasília.

Estiveram presentes no evento os autores dos cinco melhores projetos da UFPI ganhadores do prêmio: Prof. Dr. Fábio Rocha Barbosa, os estudantes de Engenharia Elétrica Lucas Cruz Sousa, Jórdan Joeslley Alves, Rejane Alves e Walterlins Willames da Silva. Além da Diretora do Centro de Tecnologia Prof.ª Dr.ª Nícia Formiga e do Prof. Dr. Marcos Lira, integrante da Comissão Interna de Conservação de Energia.

Prof. Ms. Marcos Lira, Prof. Dr. Fábio Rocha, Jórdan Joeslley, Rejane Alves, Prof.ª Dr.ª Nícia Formiga (Diretora do Centro de Tecnologia), Walterlins Willames e Lucas Cruz.

Segundo o Reitor José Arimatéia, agora o próximo passo será a adequação dos projetos para a realidade da UFPI para que ela sirva de referência sustentável em todo o Brasil. "A competência de todos que fazem o nosso Laboratório de Eficiência Energética e a capacidade desses jovens estudantes e professores de elaborar ideias poderão auxiliar as instituições federais de ensino superior do país e toda sociedade brasileira na implementação de ações que objetivam o uso racional de água e energia, promovendo preservação do meio ambiente, por meio de iniciativas sustentáveis".

A Universidade Federal do Piauí conquistou o primeiro lugar do Prêmio Desafio da Sustentabilidade com mais de 5 milhões de votos. A Instituição venceu em todas as categorias e o prêmio em dinheiro será destinado para a execução dos projetos em Eficiência Energética, como a substituição de equipamentos de iluminação e climatização. As atividades serão articuladas pelo programa de gestão energética gerido pela Comissão Interna de Conservação de Energia.

A equipe da Comissão realizou um levantamento de cargas, que avaliou o consumo de energia em 3 dos 6 centros do Campus de Teresina. No Centro de Ciências da Educação (CCE), está prevista uma redução de 39,6% no consumo de energia, já no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), a estimativa é de 36,05% e no Centro de Tecnologia (CT), o percentual é de 33,65%. O investimento também irá contribuir na ampliação do projeto de uso de fontes renováveis de energia com a aquisição de mais sistemas de painéis solares e equipamentos para o laboratório de eficiência energética.

Foto: Reprodução Instagram - @mineducacao

Confira o vídeo de apresentação dos projetos de sustentabilidade da UFPI, exibido durante a premiação em Brasília: