Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aula inaugural do Mestrado em Saúde e Comunidade

Aula inaugural do Mestrado em Saúde e Comunidade

Na tarde da última segunda-feira (13), realizou-se no Auditório do Departamento de Nutrição, a aula inaugural do Mestrado em Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com a palestra "A pesquisa em epidemiologia e o SUS", ministrada pelo Prof. Dr. Roberto de Andrade Medronho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na ocasião estiveram presentes a Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira do Nascimento; o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr Helder Cunha; a Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Prof.ª Dr.ª Regina Ferraz Mendes; a Coordenadora do Mestrado em Saúde e Comunidade, Pro.ª Dr.ª Keila Rejane Oliveira Gomes e o representante da Secretária de Saúde do Estado do Piauí, Dr. Francisco Passos Costa.

Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira

A Vice-Reitora Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira ressaltou o sucesso do curso "um grupo seleto sem sombra de dúvidas, diante de quase 400 candidatos, selecionar 15 não deve ter sido uma tarefa fácil, portanto, considerem-se especiais por participar desse grupo, também partilhar com a coordenação a responsabilidade de dar seguimento a esse programa para que ele também seja exitoso e consiga uma boa avaliação.", disse.

Coordenadora do mestrado, Pro.ª Dr.ª Keila Rejane

A coordenadora Prof.ª Dr.ª Keila Rejane falou sobre a temática do mestrado: "quando nós montamos esse curso foi pensando em discutir questões importantes para área da cidadania, ampliar os horizontes das pessoas e demostrar que escola não é o ambiente para formação somente de alunos, mas de professores e pais, onde a comunidade também deve está envolvida", frisou.

Prof.º Roberto de Andrade Medronho

Paletrante, Prof. Dr. Roberto de Andrade Medronho

Concluiu Doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz em 1999. Atualmente, é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ. Publicou 43 artigos em periódicos especializados e 98 trabalhos em anais de eventos. Possui 11 capítulos de livros e 3 livros publicados. Possui 59 itens de produção técnica. Orientou 14 dissertações de Mestrados e 4 teses de Doutorado, além de ter orientado 39 trabalhos de iniciação científica nas áreas de Saúde Coletiva, Medicina, Educação e Probabilidade e Estatística. Atua na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia. Em suas atividades profissionais interagiu com 154 colaboradores em co-autorais de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultaral são: Epidemiologia, Geoprocessamento, Hepatite A, Infarto agudo do miocárdio, Dengue, Geoestatística, Ensino Médio, Vigilância Epidemiológica, Mapeamento de risco e Análise espacial.