Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NUPCISS promove eventos de debate à prevenção da saúde

NUPCISS promove eventos de debate à prevenção da saúde

Aconteceu na manhã desta terça-feira (14), a abertura do I Fórum de Hepatite B, HIV/AIDS; o I Simpósio de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde; e a I Mostra de Trabalhos do Núcleo de Pesquisa em Prevenção e Controle de Infecções em Serviços de Saúde, (NUPCISS). Ao longo desta terça e quarta-feira (15), professores, estudantes e profissionais da área da saúde irão discutir temáticas que envolvam a obtenção de uma vida mais saudável, assim como a prevenção de determinadas doenças.

Mesa de honra do evento realizado pelo NUPCISS

Estiveram presentes na solenidade, a Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; a Presidente do evento, Prof.ª Dr.ª Maria Eliete Batista; a Vice-Presidente, Prof.ª Dr.ª Rosilane de Lima; o Ex-Reitor da UFPI, Prof. Dr. Luiz de Sousa dos Santos Júnior; a Coordenadora da Pós-Graduação em Enfermagem, Prof.ª Dr.ª Maria do Livramento Fortes; a Diretora do Hospital Getúlio Vargas, Dr.ª Clara Francisca dos Santos Leal; o Diretor de Ações de Assistência da Fundação de Saúde, Dr. Francisco das Chagas de Sá; a Pró-Reitora da Universidade Federal de Goiânia (UFG), Prof.ª Dr.ª Sheila Araújo Teles; e o representante do corpo estudantil da UFPI, Laelson Milanez.

A Vice-Presidente do evento, Prof.ª Dr.ª Rosilane de Lima

A Vice-Presidente do evento, Prof.ª Dr.ª Rosilane de Lima, deu as boas-vindas aos convidados presentes na cerimônia. "É com muita satisfação que realizamos estes eventos, que têm como objetivo criar um espaço para a comunicação e debate dos estudos, pesquisas promovidas no campo da prevenção e controle da Hepatite B, HIV/AIDS e de infecções relacionadas à assistência a saúde. Estes eventos foram realizados a partir de um projeto de pesquisa iniciado ainda em 2011, na administração do Professor Luiz de Sousa dos Santos Júnior, considerando que as hepatites virais constituem um problema de saúde pública", destacou.

Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira

Em seu pronunciamento, a Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, falou do aumento do número de eventos e aulas inaugurais dos programas de pós-graduação. "A nossa Universidade está completando 44 anos, ou seja, é uma instituição jovem e que tem mostrado um expressivo crescimento em vários indicadores, principalmente a pesquisa e a pós-graduação. Estamos hoje com 44 anos, e coincidentemente com 44 programas de pós-graduação. E na última sexta-feira, recebemos uma feliz notícia da CAPES, que foi a aprovação do Doutorado em Alimentos e Nutrição", ressaltou.

Pró-Reitora da Universidade de Goiás, Prof.ª Dr.ª Sheila Araújo Teles

A Prof.ª Dr.ª Sheila Araújo Teles veio representando três instituições que estão apoiando o evento, a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal do Ceará (UFC). "Para nós que trabalhamos com esta temática há mais de 20 anos, é gratificante ver um auditório lotado por pesquisadores jovens. Os eventos destes dois dias serão uma grande oportunidade para o Piauí discutir questões relacionadas à Hepatite, HIV/AIDS e de infecções. Eu espero que neste encontro seja o momento propício para um debate de efervescência científica", pontuou.

A programação do evento iniciou-se com a Conferência "HIV/AIDS: Realidade, perpectivas, desafios", ministrada pela Prof.ª Dr.ª Elucir Gir, vinculada à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto na USP.