Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza Aula Inaugural do Doutorado em Química

UFPI realiza Aula Inaugural do Doutorado em Química

Na noite da última sexta-feira (10), realizou-se no auditório do Centro de Tecnologia (CT), a Aula Inaugural do Doutorado em Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o primeiro do estado nessa área. A proposta de criação do programa de Pós-Graduação foi aprovada em dezembro de 2014, e contou com um processo de implantação bastante consolidado.

Na ocasião, estiveram presentes o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Coordenadora do Programa de Doutorado em Química, Prof.ª Dr.ª Carla Verônica Rodarte de Moura; o Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFPI, Prof. Dr. Helder Nunes da Cunha; a Diretora do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Prof. ª Dr.ª Maria da Conceição Meneses; a Diretora do Centro de Tecnologia (CT), Prof.ª Dr.ª Nícia Bezerra Leite; e o Reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Prof. Dr. Nouga Cardoso Batista.

O Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia, destacou que a implantação do Doutorado em Química é um marco para área e para a história do CCN. "O Doutorado em Química representa mais uma grande conquista para a consolidação da pesquisa na nossa Instituição. Parabenizo o trabalho realizado pelo corpo docente e os alunos que foram aprovados para integrar a primeira turma do Programa", frisou.

Reitor destaca a importância do Doutorado em Química

Segundo a Coordenadora do Programa, Prof.ª Dr.ª Carla Verônica Rodarte, desde quando foi iniciado o Mestrado em Química em 1999, a implantação do Doutorado foi sendo planejada. "Desde a implantação do Mestrado, galgamos esforços para que pudéssemos implantar também o Doutorado em Química. Para isso, foi necessário um corpo docente qualificado, com um número maior de doutores, ampliação das linhas de pesquisa, e aumento dos laboratórios, que são suportes fundamentais às pesquisas. Executamos um processo bastante consolidado", afirmou.

Coordenadora do Programa, Prof.ª Dr.ª Carla Verônica Rodarte

A aula foi marcada pela realização da palestra do Prof. Dr. Douglas Wagner Franco, da Universidade de São Paulo (USP), que discutiu sobre aspectos da Pós-Graduação e a importância da dedicação ao campo da pesquisa. O pesquisador Douglas Wagner Franco é professor titular da USP, na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica. "O professor Douglas Wagner contribuiu muito com o avanço das pesquisas no Piauí orientando diversos doutores e mestres no estado. O Colegiado entendeu que é uma forma de reconhecer a importância que ele tem para a área de Química no Brasil e em especial no Piauí", destacou o Prof. Dr. Welter Cantanhêde, que coordenou a proposta de criação do Doutorado.