Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do II Encontro Estratégico de Ciências Farmacêuticas
Início do conteúdo da página

Abertura do II Encontro Estratégico de Ciências Farmacêuticas

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O II Encontro Estratégico de Ciências Farmacêuticas teve início na última quinta-feira (09) e segue até o próximo sábado (11) com uma vasta programação e a participação de pesquisadores de outros estados do Brasil e de outros países, como Chile, Peru, Portugal, Argentina e Bangladesh. O evento acontece concomitantemente com o II Seminário Ibero Americano P e D de Medicamentos e o I Simpósio Internacional de Farmácia Clínica.

A solenidade de abertura do Encontro, que aconteceu na noite de ontem (09), no Hotel Blue Tree Towers, contou com a realização de duas conferências. Foram convidados para compor a mesa de abertura, o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; Pró-Reitor de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Nunes; Vice-Presidente da Comissão Organizadora do Evento, Prof. Dr. Lívio César Cunha Nunes; Presidente da Comissão Científica, Dr.ª Hilris Rocha; Diretor e Secretário-Geral do Conselho Federal de Farmácia, José Vilmore; Vice-Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Piauí, Osvaldo Bonfim de Carvalho; e o estudante Antônio Gomes Luis Júnior, representando os discentes.

Reitor José Arimatéia discursa durante evento

O Reitor da UFPI, que também é farmacêutico, foi convidado para ser o Presidente de Honra da solenidade e destacou a importância do evento para a formação dos estudantes. "A Administração Superior da UFPI tem apoiado todos os eventos que dão essa oportunidade para os nossos estudantes e professores terem intercâmbio com profissionais e pesquisadores de outras instituições, de outros estados e de outros países. É muito importante, principalmente, para complementar a formação dos estudantes, será um diferencial na formação de todos que estarão aqui participando desse evento", frisou.

Para a Vice-Reitora Nadir Nogueira, a realização do evento revela que a Instituição já tem uma infraestrutura em pesquisa, massa crítica e bons pesquisadores. "Esse evento mostra que a UFPI tem grupos de pesquisa fortes, como é o caso do de Farmacologia e de Ciências Farmacêuticas, mostra a plataforma de pesquisa que a Universidade hoje disponibiliza para esses pesquisadores e a produção do conhecimento, porque receberemos informações geradas em outras instituições, mas também teremos palestrantes da Universidade que participarão de mesas e conferências no evento", lembrou.

Segundo o Pró-Reitor de Pós-Graduação Helder Nunes, o evento retrata a qualidade do programa. "Além disso, traz conhecimento de última geração dos grupos de pesquisa internacionais que participam do evento, congrega a comunidade da área, os alunos se engajam nas palestras e projetos de pesquisa e é relevante para a avaliação do programa junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)".

Pró-Reitor de Pós-Graduação Helder Nunes

A Conferência Magna foi proferida pelo Prof. Dr. Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fármacos e Medicamentos, que discorreu sobre os medicamentos do futuro para vencer as doenças crônicas não transmissíveis. "Achei prudente fazer uma apresentação traçando um paralelo do que foi o século XX, quais teriam sido as grandes marcas e grandes invenções farmacêuticas e como estamos vivendo o início do século XXI. Nós ainda não sabemos como cuidar das doenças crônicas não transmissíveis de forma eficiente", explicou.

Prof. Dr. Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro

A outra conferência teve como tema "Pós-Graduação na área de Farmácia" e foi proferida pelo Prof. Dr. Armando da Silva Cunha Júnior, coordenador da área de Farmácia da CAPES. Ele destacou que nos últimos dez anos houve um crescimento de 330% no número de programas e hoje são 62 pós-graduações na área de Farmácia no país. "Essa expansão significa o avanço da qualificação da formação no Brasil. É a conclusão de anos de trabalho e esforços dos programas que enviaram estudantes para fora do país e aqueles que iniciaram nas décadas de 1980 e 1990 que hoje conseguiram ter uma massa crítica suficiente para permitir essa expansão do sistema em todas as regiões do país", esclareceu.

Prof. Dr. Armando da Silva Cunha Júnior

O Vice-Presidente da Comissão Organizadora do Evento, Lívio César Cunha Nunes, avaliou a abertura como positiva. "Estou muito contente, tivemos uma presença maciça de estudantes e as maiores autoridades da área farmacêutica estiveram presentes. Temos mais é que agradecer e fazer votos que esses três dias sejam de muito crescimento profissional e científico", comemorou.

A Comissão Científica recebeu mais de 300 trabalhos para serem apresentados no evento. "Os trabalhos científicos são de diversas áreas que concretizam e unem as ciências básicas com as ciências específicas mais relacionadas com a área farmacêutica", destacou a presidente da Comissão Científica Hilris Rocha.

Mais informações sobre o evento e a programação completa no site: www.lapnex.com.br

Confira mais fotos do evento:

Fim do conteúdo da página